quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Arroz doce sem ovos - uma das versões cá de casa



Arroz doce é um dos doces que me remetem para a infância, mais concretamente para o natal na casa dos meus avós paternos. Durante muitos anos, acabei por me esquecer desta sobremesa tão típica portuguesa, que vai variando de norte a sul, mas que termina sempre numa maravilha para ser comida em qualquer época do ano. Depois de testar diversas receitas, esta é a que mais agrada aqui em casa (e a que desaparece num abrir e fechar de olhos). Mas não prolongando o discurso, eis a receita:


Ingredientes:
- meia chávena de arroz carolino ou de risotto ( +- 140g)
- uma chávena e meia de água
- 650 ml de leite (pode aumentar esta quantidade caso goste dele bastante cremoso)
- 60g de açúcar
- 1 colher (de chá) de aroma baunilha
- 1 pau de canela
- 2 cascas de limão
- 2 colheres (de sopa) de margarina
- 1 pitada de sal




Aquecer o leite. 
Levar ao lume a água com uma colher de margarina, o pau de canela, a pitada de sal e as cascas de limão. Quando levantar fervura, juntar o arroz e deixar cozer até a água evaporar quase toda, mexendo de vez em quando. Envolver o açúcar e mexer durante uns minutos para não pegar, verter metade do leite e mexer. Quando estiver meio evaporado, juntar o restante leite, a restante margarina e a baunilha. Mexer até ter a consistência desejada (se necessário juntar um pouco mais de leite). 
Verter em taças, polvilhar com canela em pó e deliciar-se com cada colherada.

Nota: se quiser pode juntar um pacote de pudim mandarim ou de leite-creme para dar um toque amarelinho ao arroz doce, não utilizando nesse caso o aroma de baunilha.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...