sábado, 17 de outubro de 2015

Bolo de maçã, canela e baunilha

Adoro tudo que leve maçã e como tal, ando sempre à procura do bolo de maçã perfeito. Este bolo de maçã tornou-se num dos meus preferidos até agora, tem uma massa muito fofa com uma cobertura de maçã e canela que lhe confere um sabor muito bom (podemos aumentar ou diminuir a quantidade de maçã para o tornar mais ou menos guloso). Soube-me tão bem com uma chávena de chá, espero que vos saiba também ... façam agora que as maçãs estão no ponto.


Ingredientes:
- 4 maçãs em cubos (pode aumentar a quantidade se gostar de uma camada generosa) 
- 1 colher (sopa) de canela
- 4 colheres (sopa) de açúcar

- 2 e 3/4 chávena de farinha
- 1/4 chávena de óleo
- 2/3 chávena de leite
- 1 e 1/2 chávena de açúcar
- 1 maçã ralada
- 3 ovos
- 1 colher (chá) de fermento
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha

Misturar as maçãs com o açúcar e a canela e reservar.
Misturar o leite com a maçã ralada, o açúcar, o óleo e a baunilha. Misturar a farinha e o fermento. Bater e juntar os ovos, um a um, sempre a bater. Verter a massa para uma forma redonda, cobrir com a mistura de maçã e levar ao forno, a 190º, durante 1 hora (fazer o teste do palito).

Nota: desta vez resolvi fazer num tabuleiro rectangular, mas para a próxima coloco mais uma maçã para poder cobrir melhor o bolo de tabuleiro.
Ah, façam como eu, guardem uns cubinhos no congelador para comerem mais tarde, fica tal e qual como feito na hora (eu servi a umas visitas inesperadas e todos adoraram).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...