domingo, 11 de outubro de 2015

Já cheira a marmelada


Com a chegada do outono, chegam os marmelos e com estes não podia faltar a marmelada. Desde que me lembro de ser gente que a minha mãe faz por esta altura taças e taças de marmelada. Durante uns anos, andou preguiçosa e deixou esta iguaria esquecida. Mas agora retomou a tradição, o cheiro invadiu a casa e vêm surgindo, em cima dos armários, taças escondidas de marmelada, à espera de umas bolachinhas ou de um bocado de queijo para fazer as delícias dos gulosos cá de casa e não só... 
Mas passemos à receita dela, que é mais importante.




Ingredientes (rendeu 7 taças e 1 tupperware):
- 3 kg de marmelos (depois de retirados os caroços deu 2,5kg)
- 1,3 kg de açúcar
- sumo de 2 limões
- água qb

Em primeiro lugar, lave e retire os caroços aos marmelos, mas não os descasque, corte em cubos pequenos e leve a cozer com um pouco de água (muito pouca, apenas o suficiente para cozer e não pegar ao tacho). 
Quando estiverem cozidos, passe-os pelo passe-vite (fica com uma consistência melhor do que com a varinha mágica), coloque novamente no tacho, junte o açúcar e o sumo de limão, mexa e deixe cozer até engrossar e ganhar a cor típica da marmelada.
Depois de pronta, distribuir por taças, deixar arrefecer e colocar por cima uma folha de papel vegetal embebida em aguardente, para conservar.

Pode comer logo com uma fatia de queijo e pão, ou fazer como eu - aguentar a gula e deixar endurecer para cortar perfeitamente à fatia. Façam esta versão com muito menos açúcar mas com um sabor muito mais apurado e digam como correu ...






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...