domingo, 18 de outubro de 2015

Queques de cenoura e aveia


Eu sou uma gulosa compulsiva mas procuro sempre ter atenção ao que como, mantendo os doces o mais saudáveis possível. Este fim de semana, ao acordar com a chuva a bater na janela, deu-me vontade de ter um bolinho para acompanhar um chá quente ao fim da tarde e depois de ver esta receita, fiquei com uma enorme vontade de experimentar a aveia em bolos. Como sempre, tive de fazer algumas alterações e a única coisa que posso afirmar é que esta receita vai ser feita mais vezes cá em casa, tanto por ser mais saudável (vou tentar tirar a gordura da massa na próxima vez) como pelo sabor e consistência fofa com que ficaram. Adorei o resultado final.


Ingredientes:
- 80g de cenoura
- 50g de flocos de aveia*
- 100g de farinha
- 140g de açúcar amarelo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 3 colheres (sopa) de leite
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 2 ovos

Bater as gemas com o açúcar, o óleo e o leite. Misturar a cenoura ralada. Juntar a farinha, os flocos de aveia e o fermento e bater bem. Envolver as claras em castelo e verter em forminhas de queques. Levar ao forno a 180º, até fazer o teste do palito e este sair seco. 

* Para a próxima vou juntar os flocos triturados para ficar uma mistura completamente homogenea (colocados directamente ficam pequenos pedacinhos crocantes que também estavam óptimos).




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...