quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Um pão com chouriço quentinho


Se há coisa que eu sempre adorei foram os pães com chouriço. Nas romarias e nas festas não posso ver uma barraquinha a vender estes pães que fico logo a salivar. O último que comi foi nas festas de S.Pedro aqui perto, na Póvoa de Varzim, no verão e soube-me mesmo bem, acabadinho de cozer num forno a lenha. Desde então fiquei com vontade de repetir em casa mas nunca consegui a mesma consistência na massa e aquela humidade típica, até que descobri a massa de pão mais falada aqui pela net, a famosa artisan bread e voilá, consegui, depois de umas pequenas adaptações, uns pães com chouriço que me encheram as medidas. Servidos quentinhos, fizeram-me recuar até ao verão e aos ditos pães da festa, o que me deixou muito contente. 
Mas como esta massa saiu tão boa, já repeti a receita (apenas juntei umas sementes à massa) e cozi uns simples e outros recheados com sardinha em molho de tomate picante de conserva, a pedido da minha mãe e das suas recordações de infância. Novamente uma receita aprovada (neste caso da sardinha não por mim que detesto sardinha) mas pelos verdadeiros apreciadores deste pitéu :)


Ingredientes:
- 400g de farinha de trigo (usei a 65)
- 100g de farinha de centeio integral
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (chá) de fermento de padeiro
- 350ml de água (ou um pouco mais, conforme as farinhas)
- rodelas de chourição qb  (daquele laranjinha que larga a gordura)

Dissolver o fermento na água. Numa vasilha, misturar todos os ingredientes com a colher de pau até ficar uma mistura homogénea (isto é mesmo rápido, num minuto está feito). Tapar com um pano e deixar levedar durante duas horas, num lugar quentinho (eu costumo aquecer um pouco o forno, desligar e colocar lá dentro a vasilha). 
Passado este tempo, tem duas opções: guardar a massa no frigorífico para usar mais tarde (ela aguenta vários dias sem se estragar) ou utilizá-la na hora. 
Para isso, deve retirar pequenos pedaços de massa para uma mesa enfarinhada, esticar com as mãos, rechear generosamente com o chourição e fechar bem, achatando e dando uma forma arredondada. Deixar levedar um pouco (cerca de 30 minutos no máximo) e levar a cozer numa frigideira anti-aderente até dourar de ambos os lados (manter o lume numa temperatura média/baixa para não queimar e deixar cozer os pães). Depois é só deixar arrefecer um pouco (se conseguir aguentar) e deliciar-se como eu fiz :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...