segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Bolo de banana com aveia

Eu sou uma pessoa que adora regras, ter planos e seguir tudo à risca. Não gosto de imprevistos nem de surpresas, tenho mesmo a necessidade de controlar tudo o que me rodeia quando estou a fazer algo. No entanto, nem sempre conseguimos o que queremos e o bolo de hoje foi um desses exemplos. A verdade é que eu queria fazer um bolo de caramelo para o lanche e para isso usaria um resto de molho de caramelo que tinha no frigorífico. Depois lembrei-me que também queria uns crepes com gelado de sobremesa e o tal molho iria ficar perfeito junto do gelado de baunilha e pronto, lá se foi a ideia do bolo de caramelo.
Mas como cá em casa não é domingo se não houver um bolinho na mesa do lanche, toca a inventar algo e partindo da ideia que tinha, surgiu este bolo de banana, extremamente fofo, sem gordura, pouco doce e com um sabor muito agradável a canela. Ficou um bolo perfeito para o pequeno-almoço e foi o meu hoje, com uma chávena de chá verde bem quentinho :)


Ingredientes: 
- 2 bananas bem maduras
- 150g de farinha (pode usar integral)
- 5 colheres (sopa) cheias de flocos de aveia
- 80g de açúcar amarelo*
- 4 ovos
- 200ml de leite
- 1 e 1/2 colher (chá) de canela
- 1 colher (chá) de fermento em pó

Bater o açúcar com as gemas até obter um creme fofo, juntar a aveia, a canela, o leite e bater mais um pouco. Juntar a farinha e o fermento e misturar muito bem. Bater as claras em castelo e envolver suavemente. Colocar numa forma redonda, untada e polvilhada. Cortar as bananas em rodelas e colocar por cima da massa, pressionando um pouco para elas entrarem na massa. Polvilhar com mais um pouco de canela e levar ao forno, a 180º, durante cerca de 40 minutos ou até dourar e o teste do palito sair seco. Polvilhar com açúcar em pó.

* este bolo fica pouco doce, ou seja, doce o suficiente para se dizer que estamos a comer um bolo mas para os gulosos aconselho a aumentarem a quantidade de açúcar para cerca de 130g.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...