quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Bolo de chocolate e beterraba


Confesso que a beterraba não foi um dos ingredientes que me conquistou à primeira mas persistente como foi, acabou por me dar a volta e hoje já é um dos ingredientes que eu gosto de explorar, procurando sempre novas experiências para ele. 
Já tinha ouvido falar dela nos bolos mas estava um pouco reticente, no entanto, de repente fiquei com algumas a mais para gastar rapidamente e então arrisquei. Depois de dar uma volta pela internet e ver umas quantas receitas, optei por retirar ideias daqui e dali e fazer a minha própria receita. Ao contrário do que eu estava à espera, confesso que o sabor da beterraba ficou lá, de forma ténue mas presente. No entanto, a cobertura deu-lhe um toque especial e gostei bastante do resultado final, um bolo denso mas fofo ao mesmo tempo, doce no ponto certo. Experimentem e dêem o vosso veredicto.    


Ingredientes:
- 250g de chocolate de culinária
- 1 beterraba cozida ralada (250g) - se não gostar de beterraba, substitua por courgette
- 170g de açúcar amarelo
- 3 ovos
- 100g de farinha
- 1 colher (chá) de fermento
- 1 iogurte natural
- 30ml de óleo
- 1 colher (chá) de baunilha (opcional)*

- 200ml de natas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de baunilha

Derreter o chocolate (eu derreto no microondas, tendo o cuidado de ir mexendo de 30 em 30 segundos até derreter por completo para não queimar).
Bater os ovos com o açúcar. Sempre a bater junte o óleo, o iogurte, a beterraba, a baunilha, a farinha e o fermento. Junte por fim o chocolate derretido e verta para uma forma redonda de 21cm, untada e polvilhada. Leve ao forno, a 180º, durante cerca de 45 minutos mas convém fazer o teste do palito. Desenforme e deixe arrefecer completamente.
Entretanto, bata as natas em chantilly com o açúcar, junte a baunilha e cubra o bolo depois de frio. Decore a gosto e mantenha no frio até servir.

*Eu não coloquei a baunilha mas para a próxima irei pôr porque achei que lhe faltou esse toque para quebrar o gosto da beterraba que ainda ficou levemente presente, daí ter já colocado nos ingredientes. caso queira, pode substituir a beterraba por courgette.


Siga-me agora por e-mail para estar sempre actualizado sobre as novidades do blog. Para isso basta inserir o seu e-mail na barra lateral e ser o primeiro a saber de tudo :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...