segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Bolo de iogurte com cheiro de natal


Ao domingo nunca pode faltar um doce na mesa do lanche e este fim de semana não foi diferente. Geralmente as minhas escolhas recaem sobre um bolo simples, perfeito para acompanhar com um chá, principalmente nestes dias frios. 
Tinha uns restos de fruta cristalizada e umas ameixas secas a pedirem para serem usadas e como estamos às portas do natal, resolvi-lhe dar assim o toque aromático da época que se avizinha :)


Ingredientes:
- 1 iogurte natural
- 2 medidas (iogurte) de açúcar
- 4 medidas (iogurte) de farinha com fermento
- sumo e raspa de 1 laranja
- 5 ovos
- 3 colheres (sopa) de vinho do porto
- fruta cristalizada e frutos secos qb (eu tinha pouca quantidade mas sejam generosos)

Para a calda:
- sumo de 1 laranja
- 2 colheres (sopa) de vinho do porto
- 1 colher (sobremesa) de açúcar

Bata o açúcar com as gemas, junte o sumo e raspa de laranja, o iogurte e o vinho do porto. Misture a farinha e bata até obter uma massa homogénea. Bata as claras em castelo e envolva na massa delicadamente. Verta para uma forma (untada e polvilhada), polvilhe com os frutos, pressione um pouco para que eles entrem na massa e leve a cozer a 180º, até dourar e cozer (faça o teste do palito e quando sair seco, desenforme e deixe arrefecer um pouco. 
Para a calda, leve ao lume os ingredientes até começar a ferver e desligue. Fure ligeiramente o bolo e verta ainda quente sobre ele a calda.


Siga-me agora por e-mail para estar sempre actualizado sobre as novidades do blog. Para isso basta inserir o seu e-mail na barra lateral e ser o primeiro a saber de tudo :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...