sábado, 7 de novembro de 2015

Francesinha à moda do Porto (ou melhor, à moda cá de casa)



Francesinha à moda do Porto é um daqueles pratos que volta e meia saem desta cozinha, principalmente ao sábado à noite. No entanto, confesso que cá em casa somos todos muito esquisitos em relação ao molho e durante muitos anos comemos sempre no mesmo restaurante. Digo comemos, até ao dia em que descobrimos esta receita que, depois de uns ajustes, fez com que passássemos a comer em casa. 
Dizem que o segredo está no molho e este é do mais fácil de fazer, fica saboroso e suave, bem ao gosto cá de casa. Não posso dizer que é o melhor do Porto mas posso garantir, modéstia à parte,  que é melhor que muitos que se pagam por aí. Experimentem fazer e digam o que acharam, até porque ninguém pode morrer sem provar uma das 10 melhores sandes do mundo :) 



Ingredientes para o molho (4 pessoas):
- 1 cerveja (uso de 33cl)
- 1 cálice de aguardente ou whisky (pode ser um pouco mais de gostar de um molho mais forte)
- 1 caldo de carne ou marisco
- 3,5 dl de leite (diminuir aqui se aumentar nas bebidas alcoólicas)
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 5 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 4 folhas de louro
- piri-piri qb

Triturar todos os ingredientes (excepto o piri-piri) num liquidificador ou outro similar, de forma a ficar bem triturado. Levar ao lume brando, mexendo sempre até engrossar, temperar com o piri-piri e rectificar de sal se necessário.


Para a montagem (por pessoa):
- 2 fatias de pão de forma (de preferência daquele alto para torradas)
- linguiça cortada finamente
- salsichas de lata (aquelas tipo frankfurt) cortadas em tiras*
- bife de vaca 
- queijo e fiambre qb
- ovo estrelado
- azeitonas qb
- batatas fritas qb

Grelhe o bife e na mesma gordura passe as salsichas, já cortadas em tiras. Torre ligeiramente o pão. Coloque por cima da fatia de pão todas as carnes, cubra com a outra fatia e depois com o queijo. Leve a derreter um pouco o queijo. No prato de servir, coloque uma concha de molho, a francesinha pronta, mais molho, o ovo estrelado, as batatas fritas e as azeitonas - se quiser pode colocar ainda mais molho por cima.

* pode optar por salsichas frescas que ainda fica melhor. Nesse caso, leve-as a grelhar ainda inteiras e só depois corte ao meio, no sentido longitudinal.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...