segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Migas de broa: uma base, duas receitas

 

Confesso que migas de broa era um dos pratos que nunca tinha comido e embora já os tivesse visto em diversos lugares, nunca resolvi fazer, talvez por pensar que não fosse gostar. No entanto, estava a dar uma volta pelo congelador e reparei que tinha um resto de broa esfarelada e uma caixinha com feijão frade à espera de um destino. Foi desta que lá andei a cuscar na net na busca da receita mas sempre que olhava os ingredientes, esta era feita com couve galega (nada contra mas só gosto dela mesmo no caldo-verde e nada mais) e então, para não variar, toca a "inventar" à minha maneira. Acho que na realidade podemos fazer com qualquer verdura ou feijão mas esta posso dizer que me soube muito bem. Para quem gosta de um acompanhamento fora das batatas, arroz e massa, esta é uma boa solução, experimentem ...



Ingredientes:
- couve lombarda ripada
- broa de milho esfarelada (tipo migalhas)
- feijão frade cozido
- alho picado
- azeite, sal e pimenta

Coza a couve durante cerca de 5 minutos, apenas para lhe dar uma fervura. Levar ao lume o azeite e o alho, refogando um pouco apenas para largar o sabor (não deixe alourar). Junte a couve e deixe refogar um pouco, de seguida junte o feijão e tempere a gosto com sal e pimenta. Por fim, junte a broa e envolva bem. Vá mexendo até estar com a consistência que goste, mais seca ou húmida (eu juntei um pouco da água de cozer a couve porque gosto das migas mais para o húmido). Sirva de seguida. 
Eu acompanhei com uma costeleta grelhada sem gordura, à qual juntei no fim um cubo de caldo knorr de 3 pimentas e 100ml de água, mexendo sempre até obter a consistência correcta.


Mas como me sobrou ainda uma dose de migas e não me apetecia comer novamente da mesma forma, resolvi colocar num wok algumas rodelas de chouriço a fritar na própria gordura, depois juntei as migas e aqueci-as, envolvendo bem nos sabores do chouriço. Servi de seguida, acompanhado com ovo cozido cortado em quartos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...