domingo, 29 de novembro de 2015

Pavlova com morangos e lemon curd


Pavlova é uma das sobremesas que eu demorei a experimentar por ter receio que corresse mal e achar que não seria uma das receitas mais fáceis de se fazer. Mas um dia, ao ver uma das masterclass do Masterchef Austrália fiquei logo com vontade de a fazer. E assim surgiram as pavlovas cá por casa, que vão surgindo de vez em quando como forma de gastar as claras (mais uma) que vão se acumulando no congelador e faz sempre um brilharete na mesa, suscitando vários elogios. Experimentem também e digam lá se não se vão tornar fãs desta sobremesa :) 

Ingredientes:
- 4 claras
- 12 colheres (sopa) rasas de açúcar (3 colheres por cada clara)
- 2 colheres (chá) de amido de milho
- 1 colher (chá) de vinagre de sidra
- 1 colher (chá) de essência de baunilha

- 200ml de natas*
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- umas gotas de limão
- morangos qb
- lemon curd qb**

Aqueça o forno a 180º. Bata as claras em castelo e vá adicionando o açúcar aos poucos até obter picos firmes. Junte o vinagre, o amido de milho e a baunilha e bata até misturar na velocidade mínima. Coloque este merengue num tabuleiro forrado com papel vegetal, tendo o cuidado de fazer a forma de um círculo (deixe mais alto ou espalmado consoante queira mais esponjoso ou crocante), deixando sempre as bordas um pouco mais altas. Leve ao forno até dourar e a ficar crocante (cerca de 30 a 40 minutos). Se começar a dourar muito rápido, baixe a temperatura para 150º. Desligue o forno e deixe arrefecer lá dentro (eu costumo fazer à noite e deixar arrefecer até de manhã). 
Bata as natas, junte as gotas de limão e o açúcar e continue a bater até obter um chantilly. Cubra a pavlova com o chantilly, junte os morangos em cubos, o lemon curd e sirva de seguida mas aconselho a levar ao frigorífico até refrescar e servir fresquinha. Esta pavlova mantém-se crocante mesmo 2 dias depois de estar no frio.

* pode substituir as natas por iogurte grego

** para o lemon curd, misture num tacho o sumo e raspa de 1 limão, 1 ovo batido, 20g de manteiga ou margarina e 70g de açúcar. Leve ao lume até engrossar, mexendo sempre em lume médio/baixo. Deixe arrefecer por completo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...