quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Tarte de limão merengada

 
Se há produto que eu gosto é de limão, até tivemos de plantar um limoeiro cá em casa para nos abastecer dada a nossa dependência pelo dito cujo (e olhem que ele tem-se portado muito bem). É para temperar, para limonadas, para sorbetes, para doces, o coitado vai bem com tudo :)
Esta tarte é mais uma das formas (e por sinal muito boa) de se dar uso aos limões e para amantes como eu, vão adorar este docinho. Desde que descobri esta receita na bíblia cá de casa (o livro "Doze meses de cozinha"), que nunca mais fiz outra receita e quem a prova fica fã. Façam-na e digam se não se tornam também limão-dependentes :)


Ingredientes para a massa:
- 200g de farinha
- 100g de margarina
- 1 gema
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de vinagre

Para o recheio:
- 2 gemas
- 1/2 chávena de açúcar (cerca de 125 ml)*
- 2 dl de leite
- 1 colher (sopa) de maizena
- raspa e sumo de 1 limão

Para o merengue:
- 3 claras
- 3 colheres (sopa) de açúcar

Misture os ingredientes da massa, forme 1 bola e deixe repousar no frigorífico durante cerca de 30 minutos. Estenda a massa e forre uma tarteira (previamente untada e polvilhada), pique a massa com um garfo e leve ao forno a 180º, durante 25 minutos ou até dourar. 
Para o creme, dissolva a maizena no leite, junte os restantes ingredientes e leve ao lume até engrossar. Verta na massa e reserve.
Bata as claras em castelo e sem parar de bater, junte o açúcar até formar um merengue. Deite colheradas do merengue sobre o creme e leve ao forno 10 minutos (se não ficar dourado ligue um pouco o grill). Deixe arrefecer antes de desenformar e sirva, de preferência, fresquinha.

* se forem muito gulosos aumentem um pouco na quantidade de açúcar, mas só se forem muito gulosos :)
Follow my blog with Bloglovin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...