segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Bolo de maçã light (sem gordura e com frutose)


Com o aproximar do Natal, convém não abusar de doces e gorduras, já que nos vamos empanturrar deles depois :). Mas como não consigo viver sem um docinho ao domingo, tinha mesmo de fazer algo para adoçar a minha alma. Quando vi este bolo aqui no cantinho da Avelã, tive a certeza que o tinha de fazer e nada como este fim de semana para o testar. Como não tinha a quantidade pedida de aveia e tive medo que não ficasse doce, alterei um pouco a receita e saiu um bolo fofo e húmido, bem saboroso, aprovado por todos os que experimentaram :) 
Um bolo para se comer sem muitas culpas, desde que seja de forma moderada é claro ...


Ingredientes:
- 3 ovos
- 250ml de puré de maçã*
- 50g de frutose**
- 70g de flocos de aveia
- 130g de farinha com fermento
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 110ml de leite magro
- 2 a 3 maçãs docinhas
- canela em pó qb

Bater as gemas com a frutose e o puré de maçã. Juntar o leite e bater. Misturar a farinha com o fermento, os flocos de aveia e a canela, envolver no preparado e bater bem. Bater as claras em castelo e envolver na mistura delicadamente. Verter para uma forma redonda (untada e polvilhada), colocar por cima as maçãs em fatias ou cubinhos e pressionar um pouco na massa. Levar ao forno, a 180º, até a massa estar cozida (fazer o teste do palito).  



* para o puré de maçã, costumo cozê-la com um pouco de água (muito pouca) e depois trituro com a varinha mágica. Pode ser congelado assim simples e depois utilizado em doces ou salgados.

** fica um bolo levemente doce, se quiser pode aumentar um pouco a quantidade para os mais gulosos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...