quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Couves de bruxelas salteadas com chouriço e entremeada

Couves de bruxelas é um daqueles ingredientes que conheci há pouco tempo mas que logo gostei. Se fosse à uns anos atrás, diria que detestava porque de couves só comia mesmo a penca e era no natal. Mas como o paladar educa-se, hoje sou uma fã de tudo o que é verde e até agora não encontrei um vegetal que deixasse no canto do prato. 
Este prato surgiu da necessidade de gastar umas quantas que tinha comprado em promoção, aliado à vontade de comer uma refeição com um acompanhamento diferente. Depois, dada a preguiça, acabou por ir tudo parar ao mesmo wok e saiu esta refeição que me soube muito bem.

Ingredientes (2 pessoas):
- 1 cenoura grande em rodelas
- 300g de couves de bruxelas (eram frescas)
- 2 entremeadas de porco
- rodelas de chouriço qb (usei chouriço mouro)
- 1 dente de alho
- 1 fiozinho de azeite
- sal, piripiri, colorau, alho em pó, polpa de tomate e vinho branco qb para temperar a entremeada

Comece por aquecer num tacho água e quando levantar fervura, junte as couves de bruxelas bem lavadas e a cenoura em rodelas. Tempere de sal e deixe cozer até estarem al dente. Retire, corte as couves a meio e reserve.
Entretanto, tempere a entremeada. Num wok, coloque um pouco de azeite e o dente de alho picado e deixe refogar um pouco, junte a entremeada, o chouriço e deixe cozinhar um minuto. Junte a marinada e, se for necessário, um pouco de água. Quando a carne estiver quase cozinhada, junte as couves e a cenoura, envolva bem e deixe apurar. Se for necessário, rectifique os temperos. Sirva de seguida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...