sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Frango à brás


Bacalhau à brás deve ser dos pratos que todos os portugueses já comeram um dia e que geralmente toda a gente gosta. Mas porque não experimentar outras variações do brás e esta receita é a prova de que realmente podemos alterar a proteína e ter na mesma um prato excelente. 
Como me tinham sobrado uns restos de frango assado no forno e tinha um pacote de batata palha aberto a precisar de ser consumido, porque não experimentar fazer um "à brás" e ver se resultava tão bem como o tradicional de bacalhau ... 
Bem, o que vos posso dizer é que fiquei fá desta receita, não sei se foi pelo sabor do frango (acho que foi, ele estava muito bom), mas sinceramente passei a gostar mais do frango à brás que do tradicional bacalhau. Além disso, experimentei pela primeira vez colocar batata palha de pacote e não as habituais batatas fritas caseiras e gostei bastante, porque foi super prático e consegui fazer este prato em cerca de 10 minutos, sujando pouquíssima loiça ... receita a repetir com certeza várias vezes.  


Ingredientes:
- sobras de frango assado*
- batata palha
- cebola em meias luas finas
- dentes de alho
- um fio de azeite
- salsa picada 
- ovos batidos
- azeitonas

Comece por refogar no azeite a cebola em meias luas finas e o alho partido a meio. Quando a cebola amolecer, retire o alho e junte o frango desfiado (se tiver molho, pode colocar um bocadinho do molho). Deixe refogar um pouco e junte a batata palha e uma parte da salsa picada. Envolva bem e deixe cozinhar um pouco. Retire do lume e junte os ovos batidos. Envolva muito bem e leve novamente ao lume (brando), mexendo sempre até os ovos estarem na consistência que goste (cremosos ou bem cozidos). Rectifique os temperos e sirva de imediato, polvilhado com salsa picada e azeitonas.

* pode utilizar sobras de frango assado ou estufado (a melhor opção). Caso não tenha, pode cozer o frango com  cebola, alho, louro e algumas especiarias a gosto que também fica bom.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...