terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Ideias para a decoração da mesa de Natal

Nada como planear e antecipar para que tudo corra bem e sem stress. Com o aproximar do Natal, temos de começar a pensar já na mesa da consoada, tanto na ementa como na decoração (sim, porque esta é também muito importante, o nosso cartão de visita para quem nos vem fazer companhia). Como tal, resolvi fazer um pequeno post, com dicas para as vossas mesas, soluções simples, baratas mas, acima de tudo, bem giras :) 

Centro de mesa para decoração de Natal
Imagem retirada da net

1 - Toalhas e guardanapos
O importante que deve ter em atenção é o tipo de toalha a escolher. Embora ache super giro aquelas toalhas rendilhadas, feitas à mão, acho mais prático utilizarem toalhas simples, fáceis de limpar (de preferência impermeabilizáveis) porque nestas alturas existe sempre um copo entornado e assim torna-se mais fácil a sua limpeza. Existem no mercado diversas variedades, de vários tamanhos e a preços muito acessíveis.
Em relação aos guardanapos, aconselho o uso de guardanapos de papel, daqueles com folha reforçada. Existem em vários padrões e cores, facilmente conjugáveis com as toalhas. Utilize argolas, laços, ou outro elemento para prender os guardanapos e dar um toque sofisticado a um simples papel.
Para complementar a toalha, pode optar por colocar um corredor de mesa, em cores contrastantes com a toalha, para embelezar e dar "aquele toque" final na mesa.

2- Loiça e talheres
Use a loiça que tem guardada para dias especiais, não tenha medo que se estrague. Caso não tenha loiça suficiente do mesmo conjunto, intercale dois serviços diferentes (desde que tenham semelhanças entre si). Use marcadores de pratos para dar um toque "chic" à mesa, hoje encontram-se facilmente em qualquer grande superfície, nas lojas dos chineses, em casas de artigos para o lar, ...
Não coloque demasiados copos na mesa, só vão confundir os convidados e ocupar espaço na mesa. Um copo para a água e outro para o vinho são suficientes.
Em relação aos talheres, coloque apenas na mesa os que vão ser necessários para a refeição.
Pode colocar no topo da mesa ou numa mesa de apoio, os pratos de sobremesa, talheres e copos de champanhe, além de uns guardanapos extra para que os convidados se sirvam.

3- Arranjo de mesa
Opte sempre por arranjos baixos, que não interfiram com a visibilidade da mesa. Pode optar por colocar verdes, flores, bolas, pinhas, velas, ..., o que mais gostar, ou melhor, o que tiver por casa. Aqui eu costumo procurar sobras da decoração do pinheiro, uns verdes para dar um toque verde natural e umas velas. Não complique muito, quanto mais simples for o arranjo mais bonito irá ser :)
Se quiser pode colocar umas velas espalhadas pela mesa, ficam sempre bem e dão um ar mais quente à mesa.

Imagem retirada da net
4- Marcadores de lugares
Se quiser que as pessoas se sentem em lugares específicos, convém colocar os seus nomes. Pode imprimir um cartão com o respectivo nome e colocá-lo junto do copo. Existem na net vários sites onde se pode imprimir cartões e etiquetas com motivos natalícios. 

5- Extras
Também é giro criar uma ementa e colocá-la sobre o prato, assim os convidados sabem o que lhes espera :)
Outra coisa que também já fiz algumas vezes é criar umas caixinhas pequenas de cartão (em formato de presentes), colocar uns bombons lá dentro para serem comidos com o cafézinho e terminar com um bonito laçarote no topo. Deixar as caixinhas junto aos marcadores de lugar, como uma pequena lembrança para os convidados.

Decoracao  Mesa Natal Dicas
Imagem retirada da net

Em relação às cores, temos o tradicional verde, vermelho e dourado, mas podemos colocar outras cores a gosto como o prateado, roxo, azul, laranja, bem as cores são mesmo o que mais gostarmos.

Deixo-vos aqui duas sugestões que estive a testar, uma em tons de vermelho e dourado, outra em tons de dourado e prateado, bem simples, com coisas que tinha em casa, ou seja, sem gastar um tostão. espero que gostem :)

Em tons de vermelho e dourado ...




Em tons de prateado e dourado ...





E vocês, já sabem como vão decorar as vossas mesas?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...