terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Lista de Natal - dicas para um natal sem stress

presentes-de-natal-wallpaper_934b0
imagem retirada da net
Com o Natal à porta, surgem as típicas preocupações para quem vai receber em casa. Há o menu a preparar, as decorações, as compras de última hora, a lista de presentes, ou seja, uma data de coisas que acabam por nos pôr em alvoroço. Como eu não gosto de stress e procuro ser o mais organizada possível, geralmente tenho uma check-list para me orientar e procuro ter tudo encaminhado até dia 23 de dezembro. Deixo-vos aqui algumas sugestões a ter em conta nesta fase dos preparativos para não se preocuparem muito :)

1º - a lista de presentes

Não há nada pior do que nos faltar um presente, que deixamos para a última hora e depois acabámos por nos esquecer ou não ter a oportunidade de o comprar. Nesta fase já convém ter tudo comprado e caso vá oferecer algo feito por si, convém também já estar pronto. Não deixe os embrulhos para a última hora.

2º - a ementa 

Em primeiro lugar convém ter a certeza de quantas pessoas terá na sua mesa. Depois é só elaborar uma ementa simples, não entre em complicações. Faça apenas receitas que tem a certeza que correm bem, não deixe para esta altura o teste de receitas novas. Opte por receitas que podem ser preparadas com antecedência. Se forem muitos, pode sempre organizar-se com os restantes convidados e combinar para que tragam algo para a mesa (assim diminui o seu trabalho e orçamento). 

3º - a decoração

Em princípio, nesta altura já terá a casa decorada mas também é importante ter uma mesa bonita para receber os convidados e convém já ter uma ideia de como a vai decorar. Uma toalha simples (se puder ser impermeável ainda melhor), guardanapos de papel decorados, um serviço de mesa bonito e um arranjo de natal com umas velinhas fazem logo a diferença.

4º - os aperitivos

Tenha um espaço na sala com os aperitivos, entradas e bebidas para quando os convidados chegarem. Uma boa forma de se entreterem enquanto esperam pelo jantar e convivem.

5º - a diversão

Caso tenham crianças, deixem um espaço preparado para elas se divertirem. Tenham também preparados alguns jogos e filmes para os mais velhos.


Não deixe para o dia 24 de dezembro as compras. É sempre complicado entrar e sair dos hipermercados, shoppings e mesmo do comércio local, o que lhe vai atrasar imenso. Centre-se na ementa e na decoração, na preparação do seu look (sim porque como anfitriã tem todo o direito de estar deslumbrante) e em se divertir ...
  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...