terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Trança salgada recheada

Estava a minha mãe a ver o Goucha e a Cristina quando o chef Hêrnani Ermida fez esta receita no Você na TV. Gulosa como é, pediu-me logo para apontar a receita e fazê-la para o lanche de domingo. 
E pronto, lá vai a filhota para a cozinha preparar esta receita de pão. Como não me apetecia colocar presunto (confesso que é algo que eu dispenso) fiz com recheio de queijo, fiambre e barriga fumada, sendo este último o ingrediente-chave para o sabor desta trança :) Posso-vos dizer que ficou um pão extremamente fofo e muito saboroso. E como era bastante massa ainda retirei um pouco e fiz uma mini-pizza, simples mas bem gostosa ... 
Se ainda não viram a receita podem vê-la aqui, no entanto eu fiz umas pequenas alterações mais ao meu gosto :)


Ingredientes:
- 600g de farinha
- 3 dl de água
- 15g de fermento de padeiro fresco
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal
- 4 colheres (sopa) de azeite (60ml)
- queijo fatiado, fiambre e barriga fumada (pode utilizar o recheio que quiser, inclusivé doce)

Dilua o fermento num pouco de água. Na MFP, coloque primeiro os ingredientes líquidos e depois os sólidos, programa Amassar e Levedar. No fim do tempo, estique a massa até obter um rectângulo, cubra com fatias de fiambre, barriga fumada e queijo. Enrole, dobre a meio e torça (para dar a forma de uma espécie de trança). Deixe levedar até aumentar o volume, pincele com ovo batido e leve ao forno a 180º, até dourar e estar cozida ao toque (não deixe cozer demasiado para a massa não secar).


Notas:
- caso não tenha MFP, misture os ingredientes líquidos com os sólidos e amasse até obter uma massa elástica e que se solte facilmente das mãos.

- retirei um pouco de massa e estiquei, barrei com molho de tomate e polvilhei com queijo e oregãos. Levei ao forno com a trança e assim surgiu uma pizza bem agradável, de massa alta e fofa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...