quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Tronco de Natal


Existem tradições de Natal que nos remetem para a infância e existem outras que nos foram conquistando e acabamos por as inserir nos rituais da família. O tronco de Natal é um desses exemplos. Apareceu cá em casa à cerca de 6 anos e fez-se de convidado na consoada, como foi muito bem recebido, acabou por voltar nos restantes anos e hoje em dia a mesa da consoada não está completa enquanto o coitado não aparece. Caso ainda não o conheçam, apresento-vos agora e espero que o recebam tão bem como nós cá em casa :)



Ingredientes:
- 5 ovos
- 130g de açúcar
- 150g de farinha com fermento
- 1 colher (chá) de essência de baunilha ou raspa de limão

Para a cobertura:
- 200g de chocolate de culinária
- 200ml de natas ou cerca de 1 dl de leite

Para o recheio*:
- 1/2 litro de leite
- 2 e 1/2 colheres (sopa) de farinha custard
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 casca de limão
- 1 pau de canela
- 30g de margarina

Bater as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Acrescentar a farinha e as claras batidas em castelo, envolvendo delicadamente. Adicionar por fim a baunilha ou raspa de limão. Verter para uma forma rectangular (forrada com papel vegetal) e levar ao forno, pré-aquecido a 180º, até estar cozido.
Retirar do forno e desenformar sobre um pano húmido, rechear com o creme e enrolar. Deixar arrefecer. 

Para o creme, dissolver a farinha em 1/4 de leite. Juntar os restantes ingredientes e levar ao lume brando, mexendo sempre até engrossar. 
Para a cobertura, derreter o chocolate com o leite ou natas e reservar.

Cortar os topos da torta na diagonal e colocar nas laterais ou topo do bolo para simular os cortes da madeira. Barrar com o chocolate, passar um garfo para fazer os riscos típicos da casca de árvore e depois decorar a gosto. Eu costumo colocar alguns verdes e pinhas e depois polvilho com açúcar em pó para simular a neve. Servir fresquinho, de preferência.


* pode substituir o creme custard por chantilly ou outro a gosto. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...