sábado, 9 de janeiro de 2016

Arroz doce com limão - receita Yammi

Arroz doce é algo que se come em todo o país e a receita varia de zona para zona. Quando o meu irmão me disse uma noite destas que estava a comer uma tacinha de arroz doce e ainda teve a lata de me mandar uma foto, eu fiquei com uma vontade enorme de comer também. No dia seguinte, fui para a cozinha e encontrei no livro da yammi uma receita. Estava decidida qual seria a sobremesa nesse dia :)
A receita que trago hoje não é exactamente a do livro mas é baseada nela e se quiserem ver a original é só espreitarem aqui. Como sou uma principiante na máquina e na receita não especificava qual a lâmina a utilizar, eu deixei a de corte e a casca de limão ficou em pedaços. Na hora de servir, consegui tirar algumas das cascas mas outras passaram e eu fiquei receosa com a opinião exigente dos comensais. Mas para minha surpresa, quem comeu gostou bastante de sentir os pedacinhos de limão e, sendo assim, vou passar a triturar as cascas de limão. Deixo-vos então a minha versão de arroz doce alimonado para os amantes de limão como eu :)


Ingredientes (para 5 taças):
- 125g de arroz para risotto
- 250ml de água
- 1 pau de canela
- 2 cascas de limão
- 80 g de açúcar (se for guloso pode aumentar um pouco)
- 1 colher (sopa) cheia de farinha custard (20g)
- 700ml de leite magro
- 1 pitada de sal


Método Yammi:
Colocar as cascas de limão na máquina e programar 15 segundos na velocidade 8. Confirmar que está triturado e juntar o arroz, a água, o pau de canela e o sal. Programar 10 minutos, vel 1, temperatura 100º. Quando apitar, juntar o açúcar e a farinha dissolvida no leite. Programar 30 minutos, vel 1, temperatura 90º. Retirar o pau de canela e verter para tacinhas. Polvilhar com canela e servir.

Método tradicional:
Raspar cerca de 2 cascas de limão. Levar ao lume um tacho com a água, pau de canela e raspa de limão. Quando levantar fervura, juntar o arroz e uma pitada de sal. Quando a água evaporar, juntar o açúcar e a farinha dissolvida no leite. Mexer e deixar cozer, mexendo de vez em quando para não pegar. Retirar o pau de canela e verter para tacinhas. Polvilhar com canela e servir.

Nota: Caso não gostem do sabor do limão, coloquem as cascas de limão apenas quando juntarem o arroz e depois retirem-nas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...