terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Caracóis de queijo e fiambre


Os jantares de fim de semana são sempre ligeiros cá em casa. Não existe por cá ninguém que goste de enfiar a barriga no fogão depois de uma tarde a passear ou mesmo a relaxar no sofá. Por essa razão, recorremos sempre a petiscos facéis de preparar (alguns até feitos com antecedência) e ter uma mesa recheada. Uma caldo verde quente de entrada, um prato recheado de queijos, enchidos, azeitonas e broa a acompanhar, complementado com um paté e estes caracóis fizeram um jantar de sábado bem simples e saboroso. Fica aqui a sugestão para quem quiser experimentar estas fofuras mistas :)




Ingredientes:
- 250ml de leite
- 1 e 1/2 colher (sopa) de óleo
- 2 ovos
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal
- 15g de fermento de padeiro fresco
- 500g de farinha

- queijo e fiambre fatiado qb (podem utilizar outras charcutarias a gosto)

Dilua o fermento num pouco de leite.
Comece por colocar todos os ingredientes na MFP (primeiro os líquidos e depois os sólidos, sendo o sal o último). Programe a máquina para amassar e levedar. No fim do tempo, retire a massa, estique e recheie com o queijo e o fiambre (seja generoso). Enrole e corte em fatias. Disponha-as num tabuleiro e deixe levedar até aumentar o volume (eu costumo aquecer o forno a 50º, desligar e deixar lá o tabuleiro até quase dobrar o volume). Pincele com ovo batido e leve a cozer a 180º, até alourarem.

Nota:
Estes caracóis congelam muito bem depois de prontos. Quando quiser usar, descongele à temperatura ambiente, dê um cheirinho no microondas para quebrar o frio e sirva de seguida. vão parecer acabados de fazer.
Também podem ser congelados antes de ir ao forno. Basta deixar a descongelar durante a noite no frigorífico, deixar levedar mais um pouco (eu uso o forno), pincelar com ovo e levar a assar, a 180º até alourarem. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...