quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Cheesecake de limão e gengibre

Quem me conhece sabe que eu sou uma amante de limão. É aquele fruto que serve para tudo desde doces a salgados, passando pelas bebidas e terminando na limpeza doméstica. E para complicar a coisa também ADORO cheesecakes, então as duas coisas juntas só me podem comprometer a linha (mas confesso que para comer umas fatias desta delícia não me importo nada). Este é um dos cheesecakes que mais faço a par do de frutos vermelhos, mas aqui dei-lhe um toque final diferente ao juntar o gengibre que lhe conferiu um ligeiro picante muito agradável e vou repetir mais vezes. Se forem amantes de limão como eu não deixem de experimentar este e dar o vosso veredicto :)


Ingredientes para a massa:
- 200g de bolacha maria
- 60g de margarina
- 1 colher (chá) de gengibre em pó

Ingredientes para o recheio:
- 250g de queijo quark
- 2 ovos
- 200ml de natas
- 2 iogurtes naturais
- 7 colheres (sopa) de açúcar
- 6 folhas de gelatina
- raspa de 1 limão

Ingredientes para a cobertura:
- 1 limão (raspa e sumo)
- 1 colher (chá) de gengibre em pó (pode diminuir se não gostar de um sabor acentuado)
- 1 ovo
- 20g de margarina
- 70g de açúcar

Triturar as bolachas, juntar o gengibre e a margarina derretida e envolver bem. Forrar o fundo de uma forma de fundo amovível e reservar. (Eu costumo colocar directamente sobre o prato de servir e colocar o aro)
Bater as gemas com 5 colheres de açúcar, misturar o queijo, os iogurtes e a raspa de limão. Bater as natas com o restante açúcar até ficarem firmes e envolver no preparado anterior. Bater as claras em castelo e envolva também no preparado. Derreter a gelatina e misture-lhe um pouco do preparado para a temperar. Juntar depois ao preparado e verta sobre a bolacha. Levar ao frio até solidificar.
Para a cobertura, misturar num tacho todos os ingredientes e levar ao lume brando até engrossar, mexendo sempre. Caso queira uma cobertura lisa, passe o creme por um passador de rede. Deixar arrefecer e verter sobre o cheesecake. Decorar a gosto.

O limoeiro cá de casa ...

Todos os anos é assim :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...