terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Chop suey de porco com brócolos


Eu sou uma pessoa que nunca gostou de comida asiática, mais precisamente dos sabores chineses. Confesso que ir a um restaurante chinês era um suplício para mim. mas depois comecei a utilizar em casa alguns produtos orientais e a testar sabores. A realidade é que passei a gostar e bastante, principalmente quando se trata de juntar molho de soja com algo adocicado. 
Este prato foi o meu almoço um dia destes quando me deu saudades deste tipo de comida e confesso que até a minha mãe (mais esquisita do que eu nestas chinesadas) provou e gostou bastante. Posso-vos dizer que ficou aprovado e é para repetir rapidamente.


Ingredientes:
- tiras de porco (podem ser costeletas, bifanas, lombinho, ...)
- brócolos
- molho de soja
- doce de pimento vermelho (ou molho agridoce)
- sal, pimenta, colorau, erva príncipe em pó e alho em pó
- vinho branco
- mostarda
- caldo de galinha dissolvido em água
- maisena

Tempere as tiras de carne com um pouco de vinho, mostarda, doce de pimento vermelho, sal (pouco), pimenta, colorau, erva príncipe e  alho em pó.
Coza os brócolos em água tempera com sal até ficarem "al dente". Escorra-os e reserve. (aproveite a água para fazer uma sopa, arroz ou regar as plantas depois de fria)
Aqueça um pouco de água e dissolva o caldo de galinha. Junte-lhe um pouco de maisena e mexa. Reserve.
Num wok, coloque um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte a carne e marinada e deixe cozinhar. Tempere com o molho de soja. Junte depois a água temperada e mexa de vez em quando até começar a engrossar o molho. Rectifique os temperos e junte os brócolos. Deixe cozinhar mais um pouco e sirva. Acompanhe com arroz branco (temperado com louro e alho).

Nota: não coloquei quantidades porque depende muito dos gostos de cada um em relação aos temperos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...