terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Como congelar lacticínios e ovos

Quem nunca teve produtos a acabar a validade e a acabar no lixo? 
Quem nunca teve uma emergência e ficou sem forma de gastar certos produtos?
Quem nunca deixou de comprar algo por ter uma embalagem grande e ter a noção de que não iria conseguir acabar com a embalagem toda?

Acredito que todos nós já passamos pelo menos por uma destas situações. E o post de hoje vai procurar responder a algumas questões que me têm vindo a colocar nos últimos tempos e procurar rentabilizar as compras, não desperdiçando ...

imagem retirada da net

Produtos como leite, manteiga e ovos têm tendência a estragar-se facilmente e pior, podem nos causar uma intoxicação alimentar num instante (e eu que diga quando comi uma tortilha no shopping). Mas não é necessário chegar a esse ponto.

Numa das minhas últimas viagens (marcada uma semana antes da partida e com 15 dias de estadia) fiquei com imensos ovos no frigorífico provenientes de uma promoção, queijos variados e um pacote de leite aberto. A verdade é que deitar tudo isto para o lixo não era uma opção e como tal, entra aqui a fabulosa técnica de congelação. Deixo-vos aqui a forma como congelo alguns alimentos que, até hoje nunca obtive problemas, desde que sejam congelados dentro da validade:

- leite: o leite congela bem mas deve ser congelado já em doses. O único problema é a sua consistência depois de descongelado, que não fica completamente igual (fica a 90%). No entanto, serve muito bem para usar em receitas doces e salgadas. Eu uso principalmente em pão e bolos ou panquecas.

- manteiga: por norma a manteiga conserva-se muito bem no frigorífico, mesmo depois de aberta. Mas a que eu costumo congelar e que me tem garantido umas entradas rápidas é a manteiga de alho caseira que por norma, faço em quantidade e congelo por doses. Quando quero é só descongelar e fica óptima barrada em pão acabado de torrar.

- queijos: todos os queijos de pasta dura congelam muito bem, sejam em pedaços ou ralado. Quanto aos queijos frescos e requeijão ainda não experimentei.

- natas: produtos confeccionados com natas congelam bem mas quando se trata de natas simples ainda não testei mas acredito que não percam qualidade.

- ovos: os ovos congelam muito bem mas temos de ter alguns cuidados. Para congelar ovos inteiros, temos de os misturar primeiro com um garfo e adicionar uma pitada de açúcar ou sal consoante seja para ser usado numa preparação doce ou salgada. As claras congelam-se assim simples, apenas tendo o cuidado de congelar por doses. Em relação às gemas, devemos misturá-las com um garfo e adicional sal ou açúcar ás gemas para não ganharem uma consistência gelatinosa. Por cada três gemas junto uma colher de café de sal ou 2 colheres de chá de açúcar. 

Para finalizar, devemos descongelar qualquer um destes produtos de um dia para o outro no frigorífico. O único que descongelo à temperatura ambiente é a manteiga de alho.

Qualquer dúvida digam e espero que estas dicas sejam utéis para vocês :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...