sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Pavlova de chocolate, café e caramelo


Doces são sempre a minha perdição e a sobremesas nunca digo que não. Por essa razão, todos os fim de semana temos uma sobremesa na mesa, um docinho para terminar a refeição em beleza. Esta pavlova cumpriu o seu trabalho muito bem e fez as delícias de quem a provou. Um final de refeição perfeito, uma sugestão para o fim de semana que está à porta :)


Ingredientes:
- 4 claras
- 12 colheres (sopa) rasas de açúcar (3 colheres por cada clara)
- 2 colheres (chá) de amido de milho
- 1 colher (chá) de vinagre de sidra
- 2 colher (sopa) de cacau em pó

- 200ml de natas
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 2 folhas de gelatina*
- 1 café expresso
- raspas de chocolate
- molho de caramelo

Aqueça o forno a 180º. Bata as claras em castelo e vá adicionando o açúcar aos poucos até obter picos firmes. Junte o cacau, o vinagre e o amido de milho e bata até misturar na velocidade mínima. Coloque este merengue num tabuleiro forrado com papel vegetal, tendo o cuidado de fazer a forma de um círculo (deixe mais alto ou espalmado consoante queira mais esponjoso ou crocante). Leve ao forno até dourar e ficar crocante (cerca de 30 a 40 minutos). Se começar a dourar muito rápido, baixe a temperatura para 150º. Desligue o forno e deixe arrefecer lá dentro (eu costumo fazer à noite e deixar arrefecer até de manhã).
Demolhe as folhas de gelatina e derreta-as no microondas. Misture com o café.
Bata as natas, junte o açúcar e continue a bater até obter um chantilly. Misture o café e envolva bem. Cubra a pavlova com o creme, coloque colheradas de molho de caramelo e polvilhe com raspas de chocolate. Leve ao frigorífico até refrescar e sirva fresca. Esta pavlova mantém-se crocante mesmo 2 dias depois de estar no frio.

* Se virem que as natas estão bem firmes, podem omitir as folhas de gelatina.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...