segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Soufflé de atum e cenoura

Depois de um sábado lindo de céu azul, tinha de vir um domingo cinzento e cheio de chuva. Como tal, nada como uma comidinha de forno para nos aquecer o corpo e a alma e desta vez a escolha recaiu por um soufflé.  
Soufflé é um daqueles pratos que toda a gente gosta (menos o meu irmão) e, como tal, sai algumas vezes desta cozinha, tanto por ser fácil de confeccionar como por ser rápido e prático (enquanto o coitado está no forno, arruma-se a maior parte da cozinha e depois é só desfrutar).
Como tinha muitas claras no congelador a necessitarem de ser gastas, resolvi desta vez testar o soufflé apenas com elas, sem as gemas e ver qual o resultado (e assim ter mais uma sugestão para as gastar quando é necessário). O que posso dizer é que não senti qualquer diferença em relação aos outros que tinha feito anteriormente, o único erro cometido foi mesmo retirar um pouco antes do forno (dada a fome que era tanta) e ele abater um pouco. Mas nada de mais a apontar e esta será uma receita a repetir mais vezes, sem sombra de dúvidas :)


Ingredientes (3 pessoas):
- 1 cenoura ralada
- 1 lata de atum
- 1/2 cebola picada
- 4 claras batidas em castelo firme
- molho cocktail qb
- sal e pimenta qb
- 1 fiozinho de azeite
- 2 e 1/2 colheres (sopa) cheias de farinha
- 500 ml de leite
- pão ralado para polvilhar

Comece refogar no azeite a cebola e a cenoura. Quando a cebola amolecer, junte o atum, o molho cocktail, sal e pimenta. Envolva e deixe cozinhar 1 minuto. Junte um pouco de leite e a farinha, envolva bem e verta o leite restante. Mexa até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Envolva as claras em castelo e verta para uma forma alta (previamente untada). Polvilhe com pão ralado e leve ao forno a 220º, até dourar a superfície. Retire e sirva de imediato, acompanhado com uma salada. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...