segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Pudins light de pêssego com calda de morangos - na Yammi ou não

Este domingo esteve o que eu chamo de "verdadeiro inverno". Por aqui tivemos vento, chuva, frio, saraiva, sol, cheias (ainda bem que moro numa zona alta) e irritantes falhas de energia (parecia quase o pisca-pisca das decorações de natal). A vontade de sair de casa é nula e só apeteceu mesmo o aconchego de uma manta no sofá.
No entanto, como é costume por cá, esteja como estiver o tempo lá fora, cá dentro existe sempre um docinho na mesa de domingo. Sendo assim, aproveitando a chegada dos morangos ao supermercado (que ainda não estão no ponto certo de maturação), deu-me a vontade de comer algo com eles. Com o mote do dia de S. Valentim (que nunca se comemora por cá), o vermelho ficava então muito bem numa sobremesa e assim surgiram estes pudins em dose individual, que ficaram aprovados por cá. A receita original vi-a no blog "A culinária e eu"  mas adaptei-a ao que tinha cá em casa e tornei-a mais light porque quem iria comer não pode consumir demasiado açúcar (ou melhor não devia).
Espero que gostem desta sugestão, bem simples mas não menos saborosa, derretendo na boca de tão leve que é :)


Ingredientes:
- 500ml de leite magro
- 4 ovos
- 50g de frutose (ou stevia na proporção)
- 1 colher (sopa) de maisena
- 1 saqueta de gelatina de pêssego (pode ser ananás ou manga, de preferência light)

Calda de morangos:
- 400g de morangos
- adoçante a gosto


Método Yammi: 
Separar as gemas das claras. Colocar o leite, as gemas, a frutose, a maisena e a gelatina em pó no copo da Yammi, programar 30 segundos, velocidade 4. Depois programar 20 minutos, velocidade 3, temperatura 90º. Quando terminar, deixar arrefecer. 
Bater as claras em castelo firme, misturar no creme e verter para uma forma grande ou tacinhas individuais. Levar ao frio até solidificar. Quando for servir, passe a forma ou tacinhas por água quente e desenforme. Verta a calda de morangos por cima.

Para a calda de morangos: lave os morangos, corte em pedaços e leve ao lume até começarem a desfazer. Junte o adoçante a gosto e mexa bem. Deixe arrefecer.


Método tradicional: 
Separar as gemas das claras. Levar ao lume o leite até amornar. Juntar os restantes ingredientes e mexer muito bem. Levar novamente ao lume, mexendo até engrossar um pouco. Quando terminar, deixar arrefecer. 
Bater as claras em castelo firme, misturar no creme e verter para uma forma grande ou tacinhas individuais. Levar ao frio até solidificar. Quando for servir, passe a forma ou tacinhas por água quente e desenforme. Verta a calda de morangos por cima.

PS: enquanto escrevia este post, falhou 5 vezes a electricidade, o que vale é ter bateria no pc senão ...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...