sexta-feira, 25 de março de 2016

Bolo de bolacha e caramelo


Eu adoro bolo de bolacha mas não aquele tradicional, com creme de manteiga. Aliás, tudo o que leve creme de manteiga eu simplesmente não consigo comer. Por essa razão, eu andei anos sem comer bolo de bolacha. Mas como tudo muda, desde que descobri que existem outros bolos de bolacha menos tradicionais, passei a comer novamente e a receita que vos deixo hoje é apenas mais uma variante dessa sobremesa, bem menos enjoativa e até um pouco mais saudável (mas só um pouco). Mais uma ideia para fazer parte da mesa da Páscoa ou de outra mesa qualquer, porque esta é uma sobremesa que servida bem fresca é óptima para desenjoar. Não deixem de experimentar e digam lá se não se come muito bem :)


Ingredientes:
- 400ml de natas
- 1/2 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de caramelo líquido
- 5 folhas de gelatina

- bolachas maria qb
- café forte qb
- raspas de chocolate qb
- caramelo líquido qb


Comece por colocar as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Bata as natas até começarem a engrossar, junte o leite condensado e continue a bater. Envolva o caramelo. Escorra as folhas de gelatina e leve-as a derreter no microondas (cerca de 10 segundos). Misture-as com um pouco do preparado para as temperar e depois envolva bem no creme.
Coloque um aro num prato de servir e comece por fazer uma camada de bolacha demolhada no café. Cubra com um pouco de creme e depois mais uma camada de bolacha demolhada. Continue assim até finalizar, sendo a última camada de creme. Leve ao frio até solidificar. Decore com caramelo líquido e raspas de chocolate.

Nota final: este é uma das sobremesas que mais me pedem para fazer, tanto em festas de família como em encomendas e sempre adoram. A única alteração à receita é mesmo um segredo que faz com que se torne simplesmente delicioso mas acredito que compreendem a minha omissão, já que o segredo é mesmo a alma do negócio. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...