terça-feira, 1 de março de 2016

Bolo de laranja, limão e aveia ... e umas dicas para tornar os bolos mais saudáveis


Como já disse anteriormente, bolo nunca pode faltar ao fim de semana mas tem de ser sempre caseiro. No entanto, cada vez mais tenho me preocupado em tornar os bolos o mais saudáveis possível sem interferir com o sabor e consistência tradicional que tanto aprecio. Claro que existem excepções para fugir à regra mas essas são para dias de festa.  Por essa razão, tenho vindo a adaptar as receitas que sempre fiz, procurando dar um toque mais saudável e tem sido um desafio até bastante fácil.  
Várias pessoas já me questionaram sobre como tornar os bolos mais saudáveis, umas porque estão de dieta, outras porque se preocupam com a saúde. No entanto, por vezes pode-se tornar caro ser saudável porque os preços dos produtos substitutos são bem excessivos e nem toda a gente se pode dar ao luxo dessas extravagâncias. 


Por essa razão, resolvi deixar aqui algumas das dicas que tenho utilizado e espero que vos sejam úteis:

- sempre que possível eliminem a gordura do bolo, substituindo por puré de fruta/legume (maçã, cenoura, abóbora, courgette, beringela, ...) Desta forma, vão conferir na mesma humidade ao bolo sem adicionar os males provenientes da gordura.

- caso não seja possível eliminar por completo a gordura, substituam 2/3 da gordura por leite, vão tornar o bolo fofo e levemente húmido na mesma.

- substituam uma parte da farinha de trigo por farinha de trigo integral ou farinha de aveia (flocos triturados), garantindo assim mais fibra.

- substituam o açúcar refinado por açúcar amarelo ou mascavado e diminuam na quantidade porque estes têm mais poder adoçante. 

- adicionem aromas como laranja, limão, baunilha, especiarias, ... para dar sabor e enganar o palato desejoso de sabores bem doces.

E agora, para vos abrir o apetite e a vontade de comer um bolinho, deixo-vos aqui um bolo de laranja, limão e aveia, fofo e aromático, na dose certa de açúcar para se poder chamar de doce, uma receita a repetir em breve de certeza :)


Ingredientes:
- 3 ovos
- sumo e raspa de 1 limão
- raspa de 1 laranja
- 120g de flocos de aveia
- 180g de farinha
- 1 colher (chá) cheia de fermento em pó
- 120g de açúcar amarelo
- 200ml de leite

Misturar o sumo de limão no leite e reservar.
Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntar a raspa de limão e laranja, o leite e por fim as farinhas e o fermento em pó. Envolva por fim as claras em castelo e verta para uma forma (previamente untada e polvilhada). Leva a cozer em forno pré-aquecido a 180º, até dourar e o teste do palito sair seco.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...