sexta-feira, 11 de março de 2016

Bolo fofo de ananás e chantilly


Há bolos e bolos ... uns fazem-se uma vez e esquecemos-nos deles, outros tornam-se parte da família e são repetidos vezes sem conta. Este é um desses bolos, super fofo, que se desmancha na boca e todos adoram, principalmente se servido bem fresco. E que tal prepararem este bolo para a sobremesa de fim de semana (sim, porque fim de semana tem de ter sobremesa). Garanto que fica uma delícia, uma receita que nunca nos deixa ficar mal e à qual ninguém lhe resiste.


Ingredientes:
- 6 ovos
- 200g de açúcar
- 110g de farinha
- 60g de fécula de batata
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 lata de refrigerante de ananás

- 3 pacotes de natas
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 1 lata de ananás em calda ou um abacaxi maduro*
- chocolate de culinária qb

Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme muito fofo. Junte 3 colheres (sopa) de refrigerante e bata mais um pouco, Junte a farinha, fécula e fermento, batendo na velocidade baixa.
À parte, bata as claras em castelo e envolva delicadamente na massa. Leve a cozer numa forma redonda até o teste do palito sair limpo. Desenforme e deixe arrefecer.

Bata as natas com uma pitada de sal e o açúcar até obter um chantilly** firme. Corte o bolo em 3 partes. Coloque o primeiro disco num prato de servir, regue com uma parte do refrigerante, coloque ananás partido em pedaços muito pequenos, uma parte das natas e depois mais um disco de bolo. Volte a regar com o refrigerante, coloque o resto do ananás, mais um pouco de natas e por fim o último disco de bolo. Volte a regar com o restante sumo e cubra o bolo com uma camada generosa de chantilly. Decore a gosto com as raspas de chocolate. Sirva bem fresco.

* Se quiser pode triturar o ananás para facilitar na hora de cortar o bolo. 
** Geralmente sobra-me sempre um pouco e costumo congelar para depois servir como gelado a acompanhar uns crepes ou bolo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...