sábado, 19 de março de 2016

Bolo fresco e fofo (com natas e chocolate)

Hoje é o Dia do Pai e este dia não podia passar sem um bolo de comemoração. Por essa mesma razão, deixo-vos aqui uma sugestão simples de se fazer, um bolo fresco e bastante fofo. Neste caso, o bolo foi feito há pressa (vê-se pela suposta teia de aranha) e eu sou daquelas pessoas que quando o stress se instala. o melhor é ir dormir. Mas como o que conta é a intenção e o sabor, com pressas ou não, vai fazer a delícia do pai, da mãe e dos filhos cá de casa :)

Ingredientes:
- 4 ovos
- 140g de farinha
- 120g de açúcar
- 1 colher (chá) de baunilha ou 1 colher (sopa) de refrigerante de ananás

Para o recheio e decoração:
- 200ml de natas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 200g de chocolate de culinária
- 50g de chocolate branco
- 2 colheres (sopa) de leite
- refrigerante de ananás ou leite para molhar o bolo*

Bata as claras em castelo, juntando o açúcar aos poucos até obter um merengue (cerca de 15 minutos). Com a batedeira sempre ligada, junte as gemas, uma a uma. Envolva delicadamente a farinha com uma espátula e por fim o aroma a gosto. Verta para uma forma redonda untada e polvilhada, e leve ao forno a 180º durante cerca de 30 minutos. deixe arrefecer um pouco e desenforme (evite correntes de ar para o bolo não baixar).

Entretanto prepare a cobertura. Bata as natas com o açúcar até atingir o ponto de chantilly. Parta o bolo em três, demolhe a base do bolo com o sumo ou leite, cubra generosamente com metade do chantilly, coloque o segundo disco, volte a demolhar e cubra com o restante chantilly. Por fim termine com o último disco de bolo e volte a regá-lo.

Derreta o chocolate de culinária partido ao bocados com o leite e cubra de seguida todo o bolo. derreta o chocolate branco, coloque dentro de um saco plástico, corte a ponta do saco de forma a ficar com um bico bem pequeno e faça uma espiral na superfície do bolo. Com um palito faça linhas perpendiculares às linhas da espiral (primeiro do centro para o exterior e depois entre essas, do exterior para o centro, formando uma teia). Leve ao frio e sirva bem fresco. 

* Use o leite caso aromatize com a baunilha



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...