terça-feira, 22 de março de 2016

Crepes com gelado e morangos (e uma solução salgada)


E quem não gosta de crepes, que levante a mão? Pois ... bem me parecia que quase todos gostam deste tipo de massa bem fina e versátil que tanto nos faz o almoço como a sobremesa, o pequeno-almoço, o lanche ou melhor, até onde nos levar a imaginação. 
Como por cá todos gostam bastante de crepes, este fim de semana foi feita mais uma dose que desapareceu rapidamente, servindo para a sobremesa e também jantar de domingo, ou seja, este domingo foi literalmente um dia de crepes :D
A receita dos crepes mais usual cá de casa já a tinha publicado aqui no blog mas nunca é demais voltar a lembrar e assim sendo, deixo-vos aqui duas soluções fáceis e rápidas, uma doce e outra salgada, para aqueles dias em que não sabemos o que fazer mas queremos na mesma impressionar e roubar algum sorriso ao degustarem o que acabámos de fazer :)


Ingredientes (rende cerca de 17 crepes médios/pequenos):
300ml de leite
200ml de água
3 ovos
1 colher (sopa) de óleo
250g de farinha 
uma pitada de sal

Misturar todos os ingredientes (eu costumo depois passar por um coador para evitar os grumos), deixar repousar cerca de 15 minutos e levar a cozinhar numa frigideira anti-aderente (costumo colocar um pouco de óleo e depois limpar com uma folha de papel absorvente). Colocar uma concha, rodar a frigideira até espalhar bem a massa, quando começar a soltar as laterais, virar e deixar cozinhar do outro lado. Quando a massa acabar, rechear a gosto.

Para os crepes doces:
- crepes
- gelado de baunilha
- morangos frescos
- molho de chocolate

Recheie os crepes com o gelado, dobre as laterais e enrole, Decore com o chocolate e os morangos.


Para os crepes salgados:
- crepes
- queijo qb
- fiambre qb

Coloque uma fatia de queijo e outra de fiambre em metade do crepe. Dobre a meio e depois novamente, Aqueça uma frigideira anti-aderente e coloque lá os crepes, virando-os quando começar a dourar e o queijo a derreter. Sirva de imediato e acompanhe com uma salada verde.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...