quinta-feira, 17 de março de 2016

Folhadinhos de alheira com grelos

Os petiscos fazem parte do meu quotidiano, aliás eu sou gulosa mas não apenas de doces, acho que os salgados (em especial os petiscos) sempre tiveram um espaço especial no meu cardápio. E como fã de salgados que sou, nunca digo que não a um belo folhado, principalmente se for composto por uma massa bem estaladiça e um recheio saboroso. Esta receita que trago hoje é uma das receitas de folhados mais feitas por cá, variando por vezes entre grelos e espinafres, consoante o que tenho à disposição na hora, e são sempre muito bem recebidos por todos os que os comem. Sendo assim, não podia deixar de partilhar também aqui esta delícia muito rápida e simples de se fazer, com um sabor bem português como eu tanto gosto. Aliás, grelos e espinafres já são um clássico :)


Ingredientes:
- 1 base de massa folhada rectangular (compro no lidl)
- 1 alheira
- grelos qb (usei da horta, congelados)
- 2 dentes de alho
- azeite qb
- ovo batido para pincelar

Comece por alourar levemente o alho no azeite, junte a alheira e envolva bem. Deixe cozinhar cerca de 1 minutos e junte os grelos picados, mexa e deixe apurar o recheio. Deixe arrefecer.
Estique a massa folhada e corte-a a meio na longitudinal, ficando assim com duas tiras longas. Espalhe o recheio pelas tiras, pincele as pontas da massa com água (para colar melhor) e dobre a massa. Pressione as pontas com um garfo e depois corte os folhados com uma faca afiada. Pincele com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 200º até folhar e dourar a gosto. Sirva quentes ou frios (embora eu prefira quentes).

Nota: se quiser ter estes folhados sempre à mão para eventuais visitas que possam aparecer, congele-os antes de pincelar com ovo. Quando precisar é só descongelar à temperatura ambiente, pincelar com ovo e levar ao forno.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...