terça-feira, 8 de março de 2016

Frango Teriyaki com arroz e brócolos cozidos


Se há coisa que me fascina na gastronomia é o poder viajar sem sair da cozinha, conhecer novas culturas, sabores e aromas através de uma garfada. A receita que vos trago hoje é mais uma dessas minhas viagens através dos sabores, uma viagem que eu adoraria fazer pessoalmente também mas que por enquanto só pode ser feita desta forma. 
O frango teriyaki é um prato de frango agridoce, com um molho aveludado e muito convidativo. Segundo os japoneses, "teri" significa brilho e "yaki" quer dizer grelhado, sendo assim, "teriyaki" é um molho encorpado usado nos grelhados para lhes conferir brilho, sabor e suculência. Para amantes de sabores agridoces, este prato é uma delícia :) 


Ingredientes:
- 60ml de molho de soja
- 110ml de sumo de laranja (espremido na hora)
- 1 colher (sopa) de mel (se for caseiro pode pôr um pouco menos)
- 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de margarina
- frango sem osso qb (usei peito e perna)
- sementes de sésamo (opcional)


Descasque o gengibre e rale-o finamente. Numa tigela coloque o frango partidos em pedaços pequenos, o molho de soja, o sumo de laranja, o mel e o gengibre. Envolva muito bem o frango, cubra com película aderente e deixe repousar 20 minutos. 
Coloque as sementes de sésamo numa frigideira e deixe tostar ligeiramente, reserve. 
Passados os 20 minutos, leve uma frigideira ao lume com o azeite e quando este aquecer, junte o frango escorrido (reserve a marinada) e deixe fritar até ganhar cor e começar a querer caramelizar (cerca de 5 a 10 minutos). Retire a frigideira do lume e coloque o frango numa taça.
Junte a marinada à frigideira com a margarina e leve novamente ao lume (médio/alto), para engrossar o molho, mexendo de vez em quando (cerca de 2 a 3 minutos). Retire do lume, junte o frango e envolva bem. Sirva polvilhado com as sementes de sésamo tostadas, arroz branco e brócolos cozidos.

Nota: não necessita de sal porque o molho de soja já é salgado.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...