quarta-feira, 30 de março de 2016

Semifrio de iogurte e coulis de amora


Quem me conhece sabe que embora até goste da cozinha, a verdade é que são os doces que me fascinam, em especial os bolos e sobremesas. Como tal, gosto sempre de fazer algo novo, trocar algo aqui e ali, gastar o que está a pedir para ser gasto, enfim, inventar. Este semifrio surgiu da necessidade de gastar umas quantas amoras que estavam no congelador e adorei o seu sabor levemente doce, nada enjoativo, uma receita a repetir :)

Ingredientes:
- 200g de bolacha maria
- 80g de margarina derretida
- 1/2 lata de leite condensado (podem colocar mais se forem gulosos)
- 4 iogurtes naturais (ou de frutos silvestres, morango, ...)
- 200ml de natas
- 7 folhas de gelatina

Para o coulis de amoras:
- amoras qb
- açúcar qb (o suficiente para adoçar)
- umas gotas de sumo de limão

Comece por fazer o coulis. Leve ao lume as amoras, o açúcar e umas gotas de limão. Deixe cozinhar até começar a engrossar. Triture, coe e reserve.

Triture as bolachas, junte a margarina derretida e envolva bem. Espalhe sobre o fundo de uma forma de aro amovível e reserve.

Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Bata as natas até ficarem firmes, junte o leite condensado e os iogurtes e continue a bater até ficar um creme homogéneo. Escorra as folhas de gelatina e derreta-as no microondas (cerca de 5 a 10 segundos). Misture-lhes um pouco do preparado para as arrefecer e depois envolva-as no creme. Verta sobre as bolachas e leve ao frio até solidificar. Desenforme e cubra com o coulis. Enfeite a gosto.


Nota: caso opte por iogurtes aromatizados, tenha cuidado com a quantidade de leite condensado. No caso dos iogurtes naturais, pode ter de aumentar um pouco a quantidade se for guloso :) 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...