quarta-feira, 27 de abril de 2016

Aletria ... na Yammi ou não


Aletria sempre foi um dos doces de Natal que mais gostámos cá em casa. E ainda gostámos mais se for feita fora de época. Como tal, nada como a fazer, porque não, agora :)
Esta é a versão cá de casa, a que mais comemos, ou melhor, a que desaparece muito rapidamente ... é doce qb e de cortar à fatia, razão pela qual desaparece ainda mais rápido e geralmente não dura mais de 24 horas :D 
Desta vez resolvi testar a receita na Yammi e o resultado, ao contrário do esperado, ficou muito bom, bem parecido ao feito no tacho. Por isso, mais uma receita aprovada nos robots de cozinha, e bem mais prática. Acho que por cá vai passar a ser feita assim ...


Ingredientes:
- 220g de aletria
- 500ml de água
- 500ml + 150ml de leite
- 100g de açúcar
- 5 gemas
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 pau de canela
- casca de um limão
- canela em pó para polvilhar

Método Yammi:
Misturar as gemas nos 150ml de leite e reservar.
No copo da Yammi, colocar o restante leite, a água, o pau de canela, a casca de limão e a margarina. Programar 10 minutos, na velocidade 1, temperatura 80º (assim não ferve a ponto de transbordar). 
Quando terminar o tempo, junte o açúcar e programe mais 5 minutos, velocidade 1, temperatura 80º. Com a máquina em funcionamento, junte pelo bocal a aletria partida. Depois programe mais 4 minutos, velocidade 1, temperatura 90º e verta em fio a mistura de leite e gemas. Quando terminar, retire a casca de limão e o pau de canela e verta o preparado para uma travessa. Quando arrefecer, polvilhe com canela em pó e delicie-se.

Método tradicional:
Misturar as gemas nos 150ml de leite e reservar.
Levar ao lume um tacho com o restante leite, a água, o pau de canela, a casca de limão e a margarina. Deixar ferver durante 5 minutos e juntar o açúcar e a aletria partida. Quando a aletria estiver cozida, junte em fio a mistura de leite e gemas, mexendo sempre, e deixe cozinhar mais 2 a 3 minutos. Quando terminar, retire a casca de limão e o pau de canela e verta o preparado para uma travessa. Quando arrefecer, polvilhe com canela em pó e delicie-se.

Notas: 
- Se gostarem dela mais cremosa, aumentem a quantidade de leite, cerca de mais 200ml.
- Provem a aletria antes de juntarem as gemas e se quiserem juntem mais açúcar. Por aqui gostámos assim, menos doce mas podem sempre colocar ao vosso gosto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...