sexta-feira, 22 de abril de 2016

Arroz basmati com legumes, especiarias e sultanas


Como fã de arroz que sou, confesso que gosto de experimentar novas variedades sempre que possível. Há uns tempos atrás trouxe comigo o arroz basmati para experimentar. A primeira vez que o fiz confesso que foi quase uma desgraça, o arroz cozeu demais e tinha um sabor algo estranho a que eu não estava habituada. Como menina que nunca deita nada fora, toca a pesquisar um pouco, descobrir os truques de cozedura e pôr em prática os conhecimentos adquiridos. Resultado, arroz seco e solto, perfeito e aromático no ponto. 
Desde então, já fiz mais umas quantas vezes este arroz e agora vou variando nas conjugações porque é isto que eu gosto na cozinha, podermos testar e testar, acertar ou falhar, como se de uma experiência científica se tratasse. 
A sugestão que vos deixo hoje é mais uma refeição vegetariana, adaptada daqui, algo que estou a tentar impor a mim mesma uma vez por semana. Um arroz simples que tanto serve de prato principal (o meu caso) como de acompanhamento. 

Ingredientes:
- 1 medida de arroz basmati
- 1 medida de água com 1 caldo de galinha dissolvido)
- cebola picada
- alho picado
- ervilhas
- cogumelos laminados
- sultanas
- pimenta preta, açafrão e cardamomo em pó
- 1 fio de azeite
- hortelã fresca

Lavar o arroz até a água sair limpa e reservar. Aquecer a água e dissolver o caldo de galinha.
Levar ao lume um tacho com um fio de azeite, cebola e alho picados, açafrão e cardamomo. Quando a cebola estiver amolecida, junte as ervilhas e os cogumelos. Deixe cozinhar um pouco e junte depois o arroz, a água e as passas. Rectifique os temperos e deixe cozinhar até a água secar. Quando o arroz estiver cozido, retire do lume, coloque um raminho de hortelã no tacho e deixe repousar tapado durante 5 minutos. Sirva de seguida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...