sábado, 9 de abril de 2016

Croissants brioche - simples ou com creme de ovos


Uma coisa que gosto muito na cozinha é de meter as mãos na massa, literalmente. E por essa razão, não há fim de semana em que não faça algo com massa levedada, sejam doce ou salgada. Desta vez, a escolha recaiu sobre uns croissants que tinha visto no blog "Pimentinhas na cozinha". Como amante de croissants que sou, em especial dos folhados, sempre que vejo uma receita que me agrada tenho de a ir experimentar. Esta receita, embora seja de brioche, fica também levemente folhada e com fiambre torna-se uma autêntica desgraça para a linha (sim, porque nunca se come apenas um).  



Ingredientes:
- 500g de farinha
- 125ml de leite
- 125g de iogurte natural
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 12g de fermento de padeiro fresco
- 1/2 colher (chá) de sal
- 2 ovos
- corante amarelo se quiser que fiquem amarelos (não usei)

- 60g de margarina para pincelar as camadas
- 1 ovo para pincelar

Dissolver o fermente num pouco de leite. Colocar todos os ingredientes na MFP (primeiro os líquidos e depois os sólidos). Seleccionar o programa Amassar e depois retirar a massa. Dividi-la em 8 partes e esticar cada uma num círculo. pincelar cada camada com margarina e sobrepor uma a uma, não pincelando a última. Voltar a esticar até obter um círculo grande e cortar em triângulos. enrolar e deixar levedar cerca de 1:30h (eu coloco no forno depois de o aquecer a 50º). Pincelar com ovo batido e levar a cozer a 200º, até cozer e dourar. 


Mas se forem gulosos como eu, experimentem fazer croissants recheados com creme e amêndoas. para o creme:
- 250ml de leite
- 100g de açúcar
- 2 colheres (sopa) bem cheias de farinha custard
- 4 gemas
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha


Colocar todos os ingredientes num tacho (excepto a baunilha), envolver bem e levar ao lume até engrossar, mexendo sempre. Retirar do lume, juntar o aroma de baunilha, tapar com película aderente (mesmo em cima do creme para não endurecer a superfície) e deixar arrefecer por completo.
Antes de enrolar os croissants, colocar uma colher generosa de creme, polvilhar com canela em pó e enrolar. Depois de levedar, pincelar com ovo batido, polvilhar com amêndoa laminada e levar a cozer. Quando arrefecerem, polvilhar com açúcar em pó.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...