segunda-feira, 11 de abril de 2016

Lentilhas com chouriço, espinafres e ovo escalfado


Se há coisa que me anda a irritar é este tempo. As estações do ano já não se respeitam e a primavera que supostamente deveria ter chegado, parece que se perdeu pelo caminho. Não que eu não goste do inverno, do frio e da chuva (quando estou embrulhada numa manta com uma bebida quente nas mãos), mas a verdade é que já sinto falta de um sol persistente, que dure dia após dia, de vestir roupa mais leve e de caminhar sem ter medo de apanhar um chuveiro. Mas como a meteorologia ainda não está nas minhas mãos, tenho (temos) de nos contentar com as incertezas de uma primavera que estará para chegar e enquanto ela se diverte por outros cantos do mundo, deixo-vos aqui algo que me aquece nestes dias frios :)
Por cá come-se muito todo o tipo de leguminosas, é algo que nos satisfaz e dá para variar com o que se tem e apetece. Entre feijão. grão e lentilhas, as possibilidades são muitas e adoro sempre variar  e descobrir novas conjugações de sabores. Este prato foi apenas mais uma das minhas variações, desta vez para gastar uns espinafres que tinha colhido da horta e uns chouriços que tinha trazido de Espanha para experimentar. Uma refeição de conforto, que sabe muito bem nestes dias de primavera/inverno, embora o seu aspecto não seja nada promissor - é como o tempo.

não fica bonito mas sabe tão bem

até a ameixoeira está triste

Ingredientes:
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 2 colheres (sopa) de vinho branco
- 1 cenoura em rodelas finas
- espinafres qb
- lentilhas qb (usei cerca de 250g)
- 1 cubo de caldo de carne
- 4 ovos (1 por pessoa)
- 2 chouriços de qualidade 
- sal, piri-piri, colorau e cominhos qb
- azeite qb

Comece por demolhar as lentilhas durante cerca de 1 a 2 horas em água fria (não é obrigatório mas acho que elas cozem depois mais rápido).
Leve um tacho ao lume para refogar a cebola, a cenoura, o alho e o louro num fio pequeno de azeite. Quando a cebola amolecer, junte as lentilhas, a polpa de tomate, o vinho, o chouriço em rodelas grossas, o cubo de caldo de carne e os temperos. Deixe refogar um pouco e cubra com água. Quando as lentilhas estiverem quase cozidas, junte os espinafres e passado cerca de 5 minutos, junte os ovos. Deixe cozinhar mais 4 minutos (ou até as claras ficarem cozidas), desligue o lume e sirva de seguida, acompanhado com arroz branco.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...