terça-feira, 19 de abril de 2016

Risotto de frutos do mar


Eu já tinha referido aqui que risotto é algo que adoro. Como fã de arroz que sou, quando descobri mais esta versão de confecção, nunca mais deixei de a fazer e as combinações são infinitas...
Desta vez, depois de ver um lindo céu azul pela janela ao acordar, apeteceu-me trazer um pouco do verão para a mesa e como verão costuma ser sinónimo de praia e mar (quer dizer, no meu caso é mais campo e natureza), nada como trazer os seus frutos para o prato. Uma refeição com sabor a mar que nos soube muito bem, espero que gostem :)


Ingredientes (para 4 pessoas):
- arroz para risotto
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 2 cubos de marisco 
- um fio de zeite
- sal e pimenta qb
- 1/2 pimento
- 300g de tiras de pota
- 3 delícias do mar
- 1 delícia de lagosta
- 150g de miolo de amêijoa
- 12 camarões
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- vinho branco qb
- queijo ralado qb
- salsa fresca picada qb

Comece por levar ao lume um tacho com água, o louro, os cubos de marisco, sal e pimenta. Deixe ferver e junte o camarão e as tiras de pota partidas em tiras. Deixe cozinhar cerca de 10 a 15 minutos. Retire o camarão e as potas e reserve o caldo, mantendo-o quente.
Entretanto, leve ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola e o alho picados. Deixe amolecer a cebola e junte o arroz e as tiras de pota, mexa e deixe cozinhar um minuto. Junte o vinho, o pimento e a polpa de tomate, deixe evaporar o vinho e junte um pouco do caldo e o miolo de amêijoa. Mexa e deixe cozinhar até o caldo evaporar quase todo, junte mais caldo até voltar a evaporar e continue assim até o arroz estar quase cozido, mexendo várias vezes. 
Quando estiver quase pronto, junte o camarão, as delícias do mar e de lagosta cortadas em rodelas, rectifique os temperos e deixe acabar de cozer. No final, desligue o lume, junte o queijo e deixe repousar 2 minutos. Sirva de seguida, polvilhado com salsa picada.

Notas:
- a quantidade de mariscos e variedade fica ao critério de cada um, coloquem o que mais gostam.
- o queijo usado foi um marca continente, uma mistura de cheddar e maasdam, mas podem usar o que quiserem, gosto também bastante com queijo da ilha, por exemplo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...