terça-feira, 28 de junho de 2016

Bolo de chocolate e framboesas com cobertura ... um bolo mais saudável


Eu adoro fazer bolos e doces, é algo que me dá prazer e até descontraí (desde que esteja sozinha na cozinha). Por essa razão, quando existe a necessidade de ter um bolo na mesa, sou sempre eu que vou para a cozinha preparar e desta vez não foi excepção.
Sempre que alguém faz anos, a minha pergunta é sempre qual, ou melhor, quais os sabores que o aniversariante mais gosta ou deseja. E como desta vez a aniversariante era eu, a tarefa podia ter sido mais complicada porque tenho na cabeça uma série de conjugações para experimentar. No entanto, ando há meses com o chocolate e a framboesa na cabeça por isso estavam escolhidos os sabores. Também queria que o bolo fosse mais saudável que os habituais mas sem perder sabor, textura, nem utilizar produtos que desconhecia. 
Sendo assim, o bolo que vos deixo aqui hoje, o meu bolo simples de aniversário, é o resultado de várias ideias que tinha, não usando qualquer gordura e adicionando o mínimo de açúcares possível (apenas no bolo e na compota final). 
Resultado: um bolo delicioso, fofo e fresco, nada enjoativo e com uma combinação de sabores completamente deliciosa, um bolo que irei repetir de certeza porque fez sucesso e não houve ninguém que lhe pusesse defeitos, mesmo os mais gulosos :D




Bolo:
- 120g de açúcar amarelo
- 130g de farinha com fermento
- 40g de cacau magro em pó
- 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- 4 colheres (sopa) de água quente
- 4 ovos

Calda para humedecer o bolo:
- 120ml de leite
- 1 saqueta de chá de hortelã

Mousse de chocolate:
- 200g de chocolate de culinária (52% de cacau)*
- 100ml de leite
- 4 claras
- 2 folhas de gelatina (opcional, pode não precisar)
- framboesas qb

Mousse de gelatina:
- 1 saqueta de gelatina de framboesa (usei light)
- 150ml de água
- 4 claras

Compota de framboesas:
- 300g de framboesas
- 4 a 5 colheres (sopa) de açúcar amarelo
- sumo de 1/2 limão pequeno

o que sobrou do bolo, quase não conseguia tirar foto :D
Comece por preparar o bolo.
Pré-aqueça o forno a 180º. Bata as claras em castelo até formarem picos e vá acrescentando o açúcar até obter um merengue. Sempre a bater, junte as gemas uma a uma, depois a água. Por fim, envolva delicadamente a farinha e o cacau. Verta para uma forma redonda (a minha era de 21cm) previamente untada e polvilhada e leve ao forno cerca de 30 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer por completo.

Para a calda, aqueça o leite e junte-lhe a saqueta de chá até obter um leite bem perfumado. Reserve.

Para a mousse de chocolate, derreta no microondas o chocolate com o leite durante 1 minuto. mexa vigorosamente até obter um creme homogéneo e deixe arrefecer um pouco. Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria, escorra-as e leve-as a derreter. Bata as claras em castelo e envolva-as no chocolate derretido, junte a gelatina e deixe solidificar um pouco.
Parta o bolo em três discos, coloque o primeiro disco num prato, humedeça com 1/3 da calda, barre com metade da mousse de chocolate, espalhe algumas framboesas, coloque a segunda camada de bolo, volte a humedecer com mais 1/3 da calda, espalhe a restante mousse e mais algumas framboesas. Cubra com o terceiro disco de bolo, humedeça com a restante calda e leve ao frigorífico para solidificar um pouco.

Entretanto, prepare a mousse de gelatina. Leve ao lume os 150ml de água e quando levantar fervura, desligue o lume e dissolva a gelatina de framboesa. deixe arrefecer por completo. Quando estiver fria, bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente na gelatina. Cubra todo o bolo com este preparado e leve ao frio até solidificar por completo (cerca de 3 horas).

Para a compota, leve ao lume todos os ingredientes, deixando cozinhar até obter um creme espesso. Retire do lume, deixe arrefecer e finalize a cobertura do bolo. Mantenha no frio até à hora de servir. 

Notas:
* se usar chocolate com mais percentagem de cacau, acrescente açúcar senão irá ficar uma mousse muito amarga.
Se quiser um bolo mais simples para acompanhar o café, por exemplo, não junte a mousse de gelatina.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...