sábado, 18 de junho de 2016

Bolo de queijo quark com calda de frutos silvestres


Eu adoro queijo, seja ele qual for e em sobremesas ficam sempre bem. O queijo quark (muito falado nos últimos tempos) tem sido um dos meus eleitos nos últimos tempos graças ao seu valor calórico baixo, sabor suave e um óptimo substituto das natas. perfeito em diversas sobremesas. Desta vez não foi excepção e assim surgiu este bolo fresco, perfeito para a sobremesa e se acompanhado com uma bola de gelado, ainda melhor ;)



Ingredientes:
- 500g de queijo quark
- 4 ovos
- 2 iogurtes naturais
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 5 colheres (sopa) de açúcar amarelo
- raspa de meio limão

- 150g de bolacha torrada ou outra similar
- 50g de margarina derretida
- 2 colheres (sopa) de leite

- 250g de frutos silvestres
- 3 a 4 colheres (sopa) de açúcar amarelo
- umas gotas de sumo de limão


Comece por triturar a bolacha, junte o leite e a margarina. Envolva bem e forre o fundo de uma forma de aro, calcando bem. Leve ao forno cerca de 10 minutos.
Entretanto, prepare o recheio. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo, junte o queijo, os iogurtes, o amido de milho e a raspa de limão e bata. Por fim, bata as claras em castelo e envolva delicadamente. Verta sobre a base de bolacha e leve ao forno até a superfície dourar e ao espetar um palito, este sair quase seco (não deixe secar demais). Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico até há hora de servir. 
Para a cobertura, leve ao lume os frutos silvestres, o açúcar e o sumo de limão. Acrescente um pouco de água (pouca) e deixe cozinhar cerca de 10 minutos até obter uma calda. Deixe arrefecer por completo e reserve no frio. Verta sobre a sobremesa na hora de servir e se quiser acompanhe com uma bola de gelado para tornar a sobremesa ainda melhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...