segunda-feira, 27 de junho de 2016

Coq au vin ... ou melhor, frango ao vinho


Frango, carne tão versátil como o bacalhau e que além de saborosa é bastante saudável (desde que lhe retiremos a pele, claro), sendo uma das carnes mais consumidas cá em casa e a minha preferida. Por isso, ando sempre à procura de novas formas de a confeccionar e desta vez a escolha recaiu sobre um prato clássico francês, mas feito de forma bem mais rápida mas não menos saborosa. 

Segundo a história, "coq au vin" é um prato que surgiu em Auvergne, no sul de França, por volta de 50 aC. Quando os gauleses foram cercados pelo exército romano, o seu líder enviou um galo de briga a Júlio César como símbolo da sua rendição. Em resposta a esse acto, foi convidado para jantar e o prato principal foi o coitado do galo cozido em vinho da região. 
A partir daí, este prato passou a ser confeccionado com galos velhos e marinado durante 24h em vinho, tendo como objectivo amaciar a carne. Actualmente tem sido comum o uso de frango e como é uma carne bem mais tenra, deixou de ser necessário tanto tempo a marinar, podendo mesmo saltar esse passo quando se está com pressa (como foi o meu caso). 


Ingredientes:
- 1 frango (cerca de 1,2kg)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 cenoura grande
- 200g de cogumelos frescos (não tinha e usei enlatados)
- 100g de bacon
- 1 cálice de aguardente velha (ou cognac tradicionalmente)
- 220ml caldo de galinha (feito com 1 cubo de caldo de galinha)
- vinho tinto de qualidade (usei cerca de 350ml)
- 1 colher (sopa) de amido de milho diluído num pouco de caldo
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 noz de margarina
- 2 folhas de louro
- 1 raminho de tomilho fresco (generoso)
- sal e pimenta qb

Pique os alhos, corte a cebola em meias luas finas e a cenoura em rodelas. Corte o bacon em fatias e o frango em pedaços pequenos (cerca de 8 a 10 pedaços).
Coloque a margarina e o azeite num tacho e frite o bacon. Retire-o para uma travessa e frite depois o frango nessa mesma gordura (apenas para selar de ambos os lados). Retire o frango e reserve junto do bacon.
Nesse mesmo tacho coloque a cebola, o alho e a cenoura. Deixe refogar até a cebola amolecer, junte o frango, o bacon, o louro, o tomilho e os cogumelos. Cubra com o caldo de galinha, a aguardente e o vinho. Tempere com pimenta e deixe cozinhar em lume brando, com o tacho tapado. 
A meio da cozedura, retifique os temperos, junte a maizena diluída num pouco do caldo e mexa. Se ainda tiver muito caldo, deixe o tacho destapado e vá mexendo de vez em quando.  
Sirva acompanhado com puré de batata e salada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...