segunda-feira, 13 de junho de 2016

Crepes de legumes com salada ... para um almoço vegetariano


Começo da semana, para alguns feriado de Santo António e "ressaca" da noitada. Por essa razão, nada melhor que deixar aqui uma receita bem leve para o almoço (sim, porque estas festas populares são mesmo uma perdição para a gula).
Eu gosto de comer e costumo dizer que o único pecado capital que tenho é mesmo o da gula. Mas atenção, não sou uma devoradora, ok? A verdade é que uma boa refeição dá-me imenso prazer e por isso dou muito valor ao tempo passado sentada na mesa. Mas esse meu prazer também me tem vindo a levar para outros caminhos e a experimentar novas cozinhas, algo que adoro e a ideia de descobrir novos sabores deixa-me logo de sorriso nos lábios. Isto tudo para dizer que uma refeição não precisa de carne ou peixe para ser completa e saborosa (como algumas pessoas que eu cá conheço pensam) e estes crepes são a prova viva disso (provada e aprovada pelos mais cépticos).


Ingredientes para a massa dos crepes:
- 3 ovos
- 100g de farinha
- 250 ml de leite
- 1 pitada de sal

Misture todos os ingredientes até ficar uma mistura homogénea. Aqueça uma frigideira anti-aderente, unte com óleo (retirando o excesso com uma folha de papel de cozinha). Vá colocando uma concha de massa de cada vez, espalhando muito bem e cozinhando de ambos os lados até dourar. Reserve.

Ingredientes para o recheio:
- cenoura
- couve branca, lombarda ou coração
- alho francês
- cebola
- alho
- cogumelos
- pimento
- feijão mungo
- 1 cubo de caldo de galinha
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- azeite, pimenta, gengibre e molho de soja
- mistura de farinha com água para colar os crepes

Pique o alho, corte a cebola em rodelas finas, os cogumelos em lâminas e os restantes ingredientes em juliana.
Aqueça um pouco de água e dilua o caldo de galinha e o amido de milho, mexendo bem. Reserve.
Num wok, aqueça um fiozinho de azeite e junte os legumes, deixando-os cozinhar no próprio líquido que vão largando. A meio da cozedura, junte a mistura de água que reservou e tempere com o molho de soja e as especiarias. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até os legumes estarem cozinhados. Deixe arrefecer.

Para finalizar, espalhe uma porção de legumes no centro do crepe, dobre as laterais, coloque nas pontas um pouco da mistura de farinha e água para colar e enrole. Quando estiverem todos prontos, frite-os em óleo quente ou leve ao forno até ficarem dourados e crocantes. Acompanhe com salada, arroz, batatas fritas, ... ou o que mais gostar.
Eu assei-os no forno e acompanhei com salada, uma refeição bem ligeira mas cheia de sabor :)

Notas:
- os legumes são à escolha de cada um, eu coloquei o que tinha em casa na hora;
- pode variar nas especiarias, usando as que mais gosta;
- podem ser congelados antes de os cozinhar e ter sempre à mão para aqueles dias em que não temos tempo para nada (foi o caso).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...