sexta-feira, 15 de julho de 2016

Black forest cake ... ou bolo floresta negra


Mais um mês, mais um desafio "Sweet World" da Lia e da Susana e desta vez com um bolo delicioso. Se soubessem há quantos anos eu ando para fazer este bolo diriam que eu sou maluca, principalmente por ser um bolo de tão fácil execução e ainda por cima muito saboroso, diria mesmo viciante.
O bolo que vos falo é o tão famoso Black Forest Cake ou bolo floresta negra para os mais distraídos :)


Este bolo é um clássico alemão, cujo nome foi inspirado nas misteriosas florestas do sudoeste alemão e/ou nos trajes tradicionais das mulheres solteiras. Inspirações à parte, este é um dos mais conceituados bolos em todo mundo e provavelmente poucos o desconhecem. É um bolo pouco doce, composto por uma massa de cacau embebida em Kirsch (licor de cereja negra), em camadas e recheado com chantilly e cerejas. Posso dizer que não é um bolo indicado para crianças, já que o sabor da bebida deve ser bem demarcado.


Como opinião final posso dizer que mais uma vez adorei este desafio e este foi um dos melhores até agora. O sabor intenso e pouco doce da massa combinam perfeitamente com o creme e as cerejas, uma delícia que conquistou todos cá em casa e ficou já na lista de bolos a repetir. E como o fim de semana está mesmo à porta, deixo-vos esta sugestão deliciosa, que servida fresca e acompanhada por um copito de ginjinha, vai deliciar qualquer um :D  


Ingredientes para o bolo:
- 5 ovos
- 2 colheres de café solúvel dissolvidas em 200ml de água
- 1 chávena de açúcar amarelo
- 2 chávenas de farinha com fermento
- 1/2 chávena de cacau em pó
- 1 colher (chá) de fermento em pó

Ingredientes para o recheio:
- 250g de cerejas frescas
- 100ml de licor de ginja
- 200ml de natas
- 250g de queijo quark (ou queijo-creme)
- 4 a 5 colheres (sopa) de açúcar
- 50ml de leite

Ingredientes para a cobertura:
- 160g de chocolate de culinária
- 3 colheres (sopa) de leite
- cerejas frescas para decorar


Comece por cortar cerca de 250g de cerejas ao meio e deixe-as a marinar no licor de ginja durante umas horas.

Para o bolo, bata as gemas com o café até duplicar de volume, acrescente o açúcar e continue a bater até obter uma mistura cremosa. Junte o cacau, a farinha e o fermento em pó, envolvendo bem. Bata as claras em castelo e envolva delicadamente no preparado. Verta para uma forma redonda com o máximo de 21cm de diâmetro (previamente untada e polvilhada) e leve ao forno, pré-aquecido a 180º. Desenforme e deixe arrefecer por completo.

Para o recheio, bata as natas com o açúcar até ficarem bem firmes, acrescente o queijo e bata mais um pouco apenas para envolver. Reserve no frigorífico. Escorra as cerejas e misture o líquido que sobrou ao leite.

Para a cobertura, leve ao microondas o chocolate e o leite durante 1 minutos na potência máxima (no meu caso era 900watts). Retire e mexa até obter um creme brilhante. reserve.

Para a montagem, corte o bolo em três discos. Coloque o primeiro disco sobre um prato de servir, humedeça a massa com 1/3 da mistura de ginja e leite, espalhe metade do creme do recheio, metade das cerejas cortadas e coloque o segundo disco de bolo. Volte a humedecer com mais 1/3 do líquido, o restante creme de natas e as restantes cerejas. Coloque o último disco de bolo e volte a humedecer.
Espalhe por cima o chocolate derretido e leve ao frigorífico até à hora de servir. Decore a gosto.


6º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Black forest cake"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...