segunda-feira, 11 de julho de 2016

Bolonhesa de beringela ... ou melhor, uma berinhesa


Ontem foi um daqueles dias que me souberam muito bem.
Primeiro vieram as várias medalhas de ouro conseguidas pelos nossos atletas. E depois, como resposta a tantas criticas à Seleção vindas de todos os lados, os portugueses mostraram a sua garra de vencer e derrotaram em glória a tão "protegida" França. Foi uma vitória sentida e é nestas alturas que se vê quem são os melhores, mesmo depois de tantas contrariedades. Depois de uma noite de festa porque a seleção portuguesa conseguiu o tão desejado título europeu e principalmente, que soube tão bem depois de todas criticas feitas à equipa, a semana começa e com ela bem mais uma refeição deliciosa e vegetariana.
Dizem os especialistas que devemos moderar o consumo de carne e peixe, alternando com soluções mais vegetarianas. E como eu não gosto de contrariar quem sabe do assunto, tenho tentado, pelo menos uma vez por semana, fazer uma refeição sem carne ou peixe.
A receita de hoje é o reflexo de uma quantidade de beringela que acabou na minha cozinha, já no ponto certo de maturação e que teria de ser consumida o mais rapidamente possível. Como ninguém consegue dar vazão a tantas (e tão grandes), acabei por congelar grande parte delas para futuras utilizações. Sendo assim, a sugestão que vos deixo é uma espécie de bolonhesa mas feita apenas com legumes, uma excelente forma de os comer, de forma bem aromática e não menos saborosa. Posso dizer que virei fã deste prato e vou repetir mais vezes ... até porque tenho-me convencido que receitas vegetarianas, sendo bem conseguidas, não ficam nada atrás das receitas de carne ou peixe.


Ingredientes:
- 1 beringela grande
- 1 cenoura média
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1/2 pimento vermelho médio
- 1/2 pimento verde médio
- ervas aromáticas frescas qb (tomilho, alecrim e manjericão)
- 1 folha de louro
- oregãos secos qb
- 3 colheres (sopa) de vinho branco
- 5 colheres (sopa) de polpa de tomate
- uma pitada de açúcar
- azeite, sal e pimenta qb
- queijo da ilha ralado qb (ou outro a gosto)
- massa cozida a gosto


Corte os legumes em pequenos cubos ou tiras e reserve. Leve ao lume um tacho com a cebola e o alho picados, juntamente com um fio de azeite e a folha de louro. Deixe refogar um pouco e junte os restantes legumes, refogando mais um pouco. Acrescente o vinho, a polpa de tomate, as ervas aromáticas (excepto o mangericão), o açúcar, sal e pimenta. Acrescente um pouco de água até cobrir os legumes e deixe cozinhar em lume brando até os legumes cozinharem. Quando estiver quase pronto, acrescente o manjericão e retifique os temperos. Sirva de seguida, com massa cozida e polvilhado generosamente com queijo ralado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...