sexta-feira, 1 de julho de 2016

Couscous com espetadas de peixe e camarão


Dia 1 novamente, o tempo passa ou melhor voa. E com isto chegou mais um desafio do "Dia Um na Cozinha" , mais um tema proposto e desta vez algo que adoro comer no verão por ser bem fresco, rápido e delicioso - os couscous.


Para quem ainda não conhece, os couscous são produzidos a partir da sêmola de trigo e conhecidos pela sua versatilidade e rapidez de confecção. Originários de Magrebe (norte de África) são muito confeccionados em Marrocos, Argélia e Tunísia, adquirindo aqui até o estatuto de prato principal.
Segundo a história, teriam sido introduzidos em Portugal durante o século XVI, partilhando a mesa com o arroz e os cereais mas foi perdendo o seu estatuto e rapidamente foi esquecido.

A receita que proponho hoje é daquelas óptimas para se fazer com antecedência e levar na marmita ou até para um almoço na praia. O aroma das ervas aromáticas e do sumo de limão dá um toque de frescura delicioso aos couscous e complementam muito bem as espetadas. Uma receita leve para estes dias quentes e muito rápida de se preparar, espero que gostem :)


Para os couscous:
- couscous
- cenoura
- tomate
- pepino
- sumo de limão
- hortelã e salsa fresca
- caldo de galinha
- azeite, açafrão e sal

Corte os legumes em cubos pequenos. 
Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite e refogue a cenoura. Reserve.
Aqueça uma medida e meia de água aromatizada com o caldo de galinha e o açafrão. Junte uma medida de couscous, mexa com um garfo e tape, deixe repousar 5 minutos. Volte a mexer, junte o sumo de limão, as ervas frescas picadas e os legumes em cubos. Envolva bem e rectifique os temperos. Reserve no frio até à hora de servir.


Receita das espetadas adaptada do site vaqueiro

Para as espetadas:
- pescada ou outro peixe à escolha
- camarão grande
- pimento vermelho
- sumo de limão
- molho de soja
- uma pitada de açúcar amarelo
- sal e malagueta picada

Tempere o peixe e o camarão com sumo de limão, um pouco de molho de soja, a pitada de açúcar, sal e malagueta. Cubra com película aderente e reserve um pouco para ganhar gosto.
Faça as espetadas, intercalando o peixe com o pimento e o camarão. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e cozinhe as espetadas, pincelando várias vezes com a marinada.
Sirva as espetadas acompanhadas com os couscous.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...