sexta-feira, 29 de julho de 2016

Mousse de chocolate light ... só com 2 ingredientes


Mousse de chocolate, algo que geralmente todos adoram, digo geralmente porque eu pertenço ao pequeno grupo que não liga a mínima e que só a come se não houver outra sobremesa à escolha. No entanto, isso nunca me impediu de fazer umas quantas e andar sempre à procura "da receita perfeita". Numa das minhas viagens pelo mundo gastronómico da net, deparei-me com esta mousse que me intrigou bastante, uma mousse com um ingrediente muito peculiar que eu decidi que tinha de testar mesmo. E mal surgiu a oportunidade, lá fui eu para a cozinha fazer. Posso-vos dizer que fica uma mousse saborosa, doce no ponto certo, pronta em 5 minutos (mais o tempo para solidificar no frio) e que ainda por cima podemos comer sem culpas, querem melhor? Experimentem e dêem-me o vosso veredicto ... 


E para quem não sabe, a água que sobra depois de cozer o grão ou o feijão chama-se aquafaba e serve para fazer merengue vegetariano, já que depois de bater alguns minutos, este líquido transforma-se numa espécie de claras em castelo, bem firmes e que servem para muitas receitas.

Ingredientes:
- 200g de chocolate de culinária
- 300ml de água de cozer o grão

Comece por derreter o chocolate no microondas (cuidado para não o queimar). Mexa bem até obter um creme brilhante.
Entretanto prepare a aquafaba: bata o líquido na batedeira até obter uma espécie de claras em castelo bem firmes. Envolva um pouco de aquafaba no chocolate para o temperar e não ganhar grumos, depois envolva tudo e mexa muito bem com uma espátula, com cuidado. Verta para uma taça ou tacinhas individuais e leve ao frigorífico durante umas horas para solidificar. Sirva depois assim simples ou com algum topping (com framboesas ou bolacha maria partida fica uma delícia).


Notas:
- quanto mais percentagem de cacau tiver o chocolate, mais amarga ficará a mousse e se forem gulosos (muito) acrescentem um pouco de açúcar ao derreter o chocolate. 
- utilizem a água de cozer o grão/feijão em casa ou o líquido que se encontra nas latas (foi o meu caso). Não utilizem o que está em frascos de vidro porque contém bastantes conservantes e já não é tão saudável. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...