terça-feira, 5 de julho de 2016

"Viennetta" caseiro de limão


Gelados são a minha perdição, sejam de que tipo forem, adoro. Por essa razão, cá em casa existem sempre alguns no congelador para nos deliciarmos. Desta vez, apeteceu-me algo diferente e assim surgiu esta espécie de "viennetta", com um aroma que adoro - o limão - bem fresca e perfeita para estes dias quentes :)


Ingredientes:
- 200ml de natas
- 3 claras
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 120g de chocolate de culinária

Para o creme de limão:
- 1 limão
- 1 ovo
- 20g de manteiga
- 60g de açúcar

Coloque num tacho o ovo batido, o açúcar, a manteiga e o sumo e raspa do limão. Envolva bem e leve ao lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, coe, deixe arrefecer e reserve.
Para o chocolate, derreta-o em banho-maria ou no microondas. Espalhe sobre folhas de papel vegetal, o mais fino possível e leve ao frigorífico até solidificar bem. Tenha em atenção o tamanho da forma que vai usar para que seja mais fácil depois a montagem.
Forre uma forma tipo "bolo inglês" com película aderente.

Bata as natas com as 2 colheres de açúcar até ficarem firmes. Bata as claras em castelo e junte o restante açúcar até obter um merengue firme. Envolva os dois preparados e acrescente cerca de 3 colheres (sopa) de creme de limão, envolvendo bem.
Coloque um pouco deste preparado na forma, espalhe bem e coloque uma folha de chocolate, depois espalhe mais um pouco do preparado e mais uma folha de chocolate. vá intercalando até terminar os preparados, sendo a última camada de creme de natas. Para finalizar, espalhe o restante creme de limão e leve ao congelador até solidificar. 
Para servir, retire do frio cerca de 10 a 15 minutos antes de servir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...