terça-feira, 23 de agosto de 2016

Bolo de chocolate e amendoim


Se há algo que adoro fazer é bolos. Sejam simples ou compostos, a minha procura por novos sabores nunca para e ando sempre há procura de receitas que me encham as medidas. Um dia destes, na minha passagem diária pelos blogs que sigo, encontrei um bolo que me chamou a atenção no blog da Márcia e decidi que seria o próximo a ser feito. Com um fã de manteiga de amendoim cá em casa, tinha a desculpa perfeita para fazer este bolo. Mas quem me conhece sabe que tenho sempre de alterar um pouco as receitas e com este bolo não foi diferente (sorry) e resolvi alterar um pouco as quantidades, substituir a manteiga por courgette e obter um bolo um pouco mais saudável (apenas um pouco mas tudo conta para os gulosos como eu, não é?). E assim sendo, aqui está o bolo que me cativou tanto pela textura fofa como pelo sabor, espero que gostem também :)




Ingredientes:
- 100g de manteiga de amendoim (usei crocante)
- 100g de açúcar amarelo
- 3 ovos
- 250g de farinha com fermento
- 150g de courgette ralada
- 50 ml de leite

- 85g de chocolate em pó (usei achocolatado Lyon)
- 60ml de leite

Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa, junte a manteiga de amendoim, a courgette, a farinha e os 50ml de leite. Bata mais um pouco até obter uma mistura fofa. Divida a massa em duas partes e numa delas junte o chocolate em pó e os 60ml de leite. Coloque a massa clara numa forma previamente untada e polvilhada e por cima desta coloque a massa de chocolate. Passe uma faca para dar o efeito marmoreado e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 45 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer um pouco.



Para a cobertura:
- 60ml de leite
- 100g de chocolate em barra
- 40g de manteiga de amendoim
- amendoins torrados picados para decorar

Coloque todos os ingredientes numa taça e leve ao microondas na potência máxima durante 50 a 60 segundos. retire e mexa até obter um creme homogéneo e brilhante. Verta sobre o bolo, cobrindo-o todo. Polvilhe com os amendoins.

Notas:
- o uso da courgette serviu para dar a humidade que geralmente a manteiga deixa nos bolos, não se notando em nada o seu sabor;
- usei o achocolatado Lyon porque adoro o seu sabor a caramelo e achei que foi uma mais valia para este bolo mas podem sempre utilizar um chocolate em pó tradicional para culinária.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...